Tião Viana é homenageado pela Federação Nacional dos Engenheiros

Governador fala aos engenheiros da importância destes profissionais para a gestão pública (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Governador fala aos engenheiros da importância destes profissionais para a gestão pública (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Engenheiros de todo estado e alguns convidados nacionais estão reunidos em Rio Branco para o seminário “Engenharia Urbana: Cidade e Mobilidade, Engenharia e Arquitetura Pública”. Durante o evento o governador Tião Viana foi homenageado pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e pelo Sindicato dos Engenheiros do Acre (Senge).

“As políticas públicas que o governador tem desenvolvido nos orgulham muito e têm sido reconhecidas por engenheiros de todo o Brasil. Podemos falar da Cidade do Povo, o nosso maior exemplo, mas também temos o programa Ruas do Povo, o programa de piscicultura. Além disso, o governador reconhece a importância da nossa carreira e nos próximos dias deve aprovar uma grande vitória, que é a valorização da nossa classe no setor público”, disse o presidente do Senge, Tião Fonseca.

O presidente da FNE, Murilo Pinheiro, parabenizou o governador Tião Viana e afirmou que ele é referência na Federação e no país “pela atitude, empenho e esforço nas causas do Acre e do país. O Acre tem sido um grande exemplo em políticas públicas na área de engenharia e projetos como a Cidade do Povo e o Complexo de Piscicultura chamam muito a nossa atenção. O governador está de parabéns por conduzir tão bem a gestão pública com a engenharia. Aqui temos exemplo de trabalho voltado para a sociedade”, comentou.

Deputado Ney Amorim também foi homenageado pelos engenheiros (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Deputado Ney Amorim também foi homenageado pelos engenheiros (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana afirmou que a engenharia tem sido um desafio dos gestores e que nos próximos dias será sancionada a lei dos engenheiros, que, entre outras vantagens, vai estipular o piso salarial da categoria em R$ 7 mil no estado. “Temos que tratar essa carreira com todo respeito, porque ela faz parte das nossas vidas e é dominante na nossa sociedade. Ela está sempre obrigando os governos a tomar decisões, conduzindo a gestão pública. E precisamos de engenheiros aqui, de todas as especialidades. Em novembro teremos um leilão de gás e petróleo e a engenharia precisa discutir essa nova fronteira de postos de trabalho que será aberta. Estamos dobrando as vagas de pós-graduação para deixar as novas gerações preparadas para estes desafios da engenharia”, comentou.

O prefeito Marcus Alexandre, engenheiro, concorda que a engenharia tem sido um grande desafio. “Mas ela nos ajuda a transformar problemas em soluções. Passamos 50 anos atravessando o rio por apenas duas pontes e isso nos obrigava a passar sempre pelo centro da cidade. Hoje temos mais duas e foi a engenharia que nos ajudou a encontrar esta solução de mobilidade urbana. Ela tem ajudado a melhorar nossas vidas e encontrar respostas para os desafios das cidades”, disse.

O deputado Ney Amorim também foi homenageado pelo Sindicato dos Engenheiros. “É um grande orgulho e não sei se já fiz o suficiente para merecer esse reconhecimento, mas vou me empenhar cada vez para apoiar estar carreira tão importante para a sociedade” disse.

A engenharia está intimamente ligada à qualidade de vida, mobilidade urbana e ao desenvolvimento. Leilão de gás e petróleo – que será uma nova fronteira econômica no Acre e que vai exigir mão de obra especializada para várias funções; o desafio gigante de construir a BR-364, a discussão das ferrovias em substituição às estradas que já nascem condenadas a ter vida curta pelas condições de solo, geografia e clima. O trabalho dos engenheiros faz parte do cotidiano das pessoas e das cidades.

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter