Governo qualifica profissionais de saúde no interior do Estado

Trabalhadores do serviço de saúde em curso Técnico de Análises Clínicas em Cruzeiro do Sul (Foto: Tamara Smoly/IDM)

Trabalhadores do serviço de saúde em curso Técnico de Análises Clínicas em Cruzeiro do Sul (Foto: Tamara Smoly/IDM)

O governo do Estado por meio do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps) e Educação Permanente em Saúde do Estado do Acre (PEP) está qualificando profissionais do serviço de saúde para a formação técnica em Análises Clínicas com objetivo de trazer novos conhecimentos e atualizações para o serviço. Os alunos são microscopistas que atuam em Unidades de Saúde da Família das áreas rurais de Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul.

O Governo do Estado trabalha em parceria com o governo federal, executando ações do Ministério da Saúde, por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM) e a Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE). A formação é realizada pela Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, no Centro de Formação e Tecnologia da Floresta, que são unidades da rede IDM.

Nos últimos anos, o governo do Estado ofertou formação para Agentes Comunitários em Saúde, Agentes Indígenas de Saúde e novos profissionais para atuar nas diferentes áreas de saúde nos 22 municípios.

Francisco Mariano, 35 anos, morador da comunidade Pentecostes em Mâncio Lima, está fazendo o curso técnico em Análises Clínicas, trabalha na unidade de saúde local, no ramal do Carobas, que atende as comunidades de Santa Maria e Santa Bárbara.

“O curso vai me ajudar muito, vou melhorar as minhas técnicas do serviço. Gosto do que faço é muito gratificante poder aprender mais para ajudar a minha comunidade”, disse Francisco.

Maria da Conceição, 43 anos, mora na vila São Pedro, ramal da Buritirama em Cruzeiro do Sul.

Para Maria o curso é muito importante: “Estou tendo mais conhecimentos, apesar de já trabalhar como microscopista estou aprendendo o que eu não sabia. Vou crescer profissionalmente. Fazia uns dez anos que eu não estudava, cada dia é um novo aprendizado, agora vou poder trabalhar com mais segurança para atender melhor as pessoas”.

“O governo beneficia as comunidades com a qualificação dos trabalhadores em serviço para proporcionar um atendimento em saúde mais humanizado e resolutivo para todos os acreanos. Esse é o objetivo do governador Tião Viana”, concluiu Marco Brandão, diretor-presidente do IDM.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter