Governo lança campanha de conservação e recuperação de nascentes em Senador Guiomard

Crianças participam do plantio de mudas às margens da bacia do Judia (Foto: Assessoria Sema)

Crianças participam do plantio de mudas às margens da bacia do Judia (Foto: Assessoria Sema)

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou no último final de semana o lançamento da campanha de sensibilização para a conservação e recuperação de nascentes e matas ciliares da bacia do Igarapé Judia, que integra o Programa da Bacia do Rio Acre, em Senador Guiomard. A ação é financiada pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA/MMA).

O Igarapé Judia tem sua nascente principal em Senador Guiomard, percorrendo cerca de 30 quilômetros de extensão até desembocar no Rio Acre, no bairro Seis de Agosto, em Rio Branco.

A bacia do Judia corresponde a uma área de 10.234,62 hectares compartilhada entre os municípios de Senador Guiomard e Rio Branco, sofrendo grande pressão antrópica, especialmente pela ocupação em suas margens ocasionando à supressão das Áreas de Preservação Permanente (APP).

Segundo a coordenadora do Departamento de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental da Sema, Marli Ferreira, o lançamento da Campanha de Conservação e Recuperação de Nascentes Urbanas, representa um desafio.

Alunos participam de passeata em comemoração ao Dia da Árvore (Foto: Assessoria Sema)

Alunos participam de passeata em comemoração ao Dia da Árvore (Foto: Assessoria Sema)

“Essa campanha é um desafio, uma vez que a grande maioria das nascentes possui em seu entorno ocupações irregulares comprometendo a quantidade e a qualidade da água, que brotam da natureza límpida e sem contaminante, mas que devido o lançamento de esgoto, presença de resíduos sólidos, efluentes de postos de gasolina, dentre outros, já são contaminadas logo no início do seu afloramento”, concluiu.

A atividade de sensibilização foi realizada no entorno da nascente do Igarapé Shideo, afluente do Judia, que ainda possui fragmento florestal na área de cabeceira. O igarapé tem uma importância significativa para a comunidade, uma vez que as crianças utilizam para momentos de lazer e pesca.

A diretora executiva da Sema, Magaly Medeiros, fala da importância da campanha. “O Judia é uma área de grande valor pelo abastecimento de água em Senador Guiomard e Rio Branco, e com essa ação de plantio de mudas, procuramos mostrar à sociedade a importância das nascentes para a vida delas”.

Estiveram presentes no evento o prefeito de Senador Guiomard, André Maia, acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Uninorte, Nutrição da Ufac, membros do Conselho Gestor da bacia do Igarapé Judia, gestores municipais, vereadores, equipe técnica da Sema, Embrapa e sociedade civil.

A Sema aproveitou o evento para fazer a entrega de quatro kit’s de combate a incêndios para a comunidade atuar como brigadista na proteção das Áreas de Preservação Permanente e da área verde da cidade.

Passeata Ecológica em comemoração ao Dia da Árvore

O lançamento da campanha culminou também com a comemoração do Dia da Árvore (21 de setembro). Alunos das Escolas Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes e Fenelón Manoel e comunidade participaram da passeata ecológica e plantio simbólico.

Para a moradora do conjunto habitacional Chico Paulo, Marilene Alencar, o plantio nas margens do igarapé irá proteger e manter a água e tornar o bairro mais agradável.

“Eu acredito que se toda a comunidade ajudar a cuidar dessa nascente podemos transformar nosso bairro num ponto turístico, pois muitas pessoas não conhecem uma nascente”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter