Antropóloga abre Semana Verde na Biblioteca da Floresta

mudanca_climatica_A3_30xA Biblioteca da Floresta/FEM realiza terça-feira, 24, a palestra “Cosmologia dos Índios do Alto Juruá sobre Mudanças Climáticas”, ministrada pela doutora em Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Erika Mesquita. Com início às 19 horas, o evento é realizado no auditório da instituição e abre a programação da Semana Verde.

Na palestra, a pesquisadora debaterá conhecimentos tradicionais (ou etnoconhecimentos) e as contribuições dos povos da floresta para o pensamento sobre as mudanças climáticas.

“Cultura e sociedade são, ao mesmo tempo, o problema e a solução para as alterações do clima. Pretendo expor os saberes locais sob a ótica dos índios do Alto Juruá, trazendo à tona a importância da contribuição do conhecimento tradicional para repensarmos essas mudanças”, explica Erika, que é professora e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifac) do Acre – Campus Cruzeiro do Sul, instituição parceira do evento.

A Semana Verde é  uma realização da Biblioteca da Floresta e da Comissão Especial “25 Anos Chico Mendes Vive Mais!” – grupo formado por mais de 30 instituições que têm promovido, ao longo do ano, vários eventos para celebrar os ideais do líder seringueiro.

A programação da Semana Verde se encerra na quinta-feira, 26, com o evento “Um Entardecer com Chico Mendes”, nas escadarias do Palácio Rio Branco, onde será encenado o último grande empate que aconteceu em 1988 no Seringal Cachoeira.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter