Neste último sábado, 21, data em que se comemora o Dia da Árvore, a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) realizou atividade no Viveiro da Floresta, com apoio do Batalhão do Corpo de Bombeiros. Trabalharam nos canteiros de mudas do Programa de Cafeicultura 240 alunos em formação para bombeiros.
A engenheira agrônoma Ozanira Costa explica que o café está na fase de produção e replicagem de mudas, quando são retiradas as plântulas da sementeira, passando para as sacolinhas de muda no viveiro. “O Corpo de Bombeiros tem um papel importante porque eles estão realizando a limpeza dos canteiros e plantio das mudas”, afirma. O técnico da SEPN, Rômulo Brando, ressalta que “esse é um processo de cuidado para o amadurecimento das mudas de café e o apoio dos bombeiros deu uma alavancada especial nessa atividade”.
O aluno-soldado Teodoro é um dos que participam da formação para bombeiros e confirma: “É bem interessante para nós alunos, porque é aquisição de conhecimento. Nós não tínhamos tido contato com manejo das mudas e os bombeiros, assim como todos os cidadãos, devem ter responsabilidade com meio ambiente”.
A SEPN tem um trabalho constante na manutenção das mudas. A expectativa é que sejam distribuídas no início de novembro para produtores rurais, como fomento dessa cadeia produtiva.