Produtoras rurais do Rio Liberdade conhecem políticas de gênero do Estado

Concita Maia, durante visita a produtoras rurais do Rio Liberdade para apresentar ações de gênero (Foto: Maria Meirelles/SEPMulheres)

Concita Maia, durante visita a produtoras rurais do Rio Liberdade para apresentar ações de gênero (Foto: Maria Meirelles/SEPMulheres)

Com o intuito de promover a interiorização da política de gênero no Vale do Juruá, ouvir e conhecer a realidade das produtoras da zona rural, a titular da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), Concita Maia, acompanhada da coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Vulnerabilidade do Juruá (Ceam/Juruá), Rosalina Souza, visitou no último sábado, 21, a comunidade do Morro da Pedra do Rio Liberdade, localizada em Cruzeiro do Sul.

A visita foi marcada por uma grande reunião entre a gestora e as representantes das demais comunidades da região. Cerca de 40 trabalhadoras rurais participaram do encontro, que também contou com a presença das lideranças masculinas e do grupo de jovens organizado do Morro da Pedra. Na programação, além da discussão das políticas públicas executadas pelo governo no Acre, também foram feitas apresentações artísticas.

“Existe um desejo e empenho muito grande do governador Tião Viana que as políticas cheguem aos lugares aonde elas ainda não alcançaram. Esse tipo de visita está sendo realizada em várias outras localidades “isoladas” do Acre”, disse a secretária.

Entre as pautas da reunião, foram abordados investimentos na área de saneamento básico, transporte, energia elétrica, saúde, ações de prevenção e combate à violência doméstica e a fomentação da autonomia econômica das produtoras. Um dos desdobramentos será a realização de oficinas educativas de gênero, no primeiro semestre de 2014, para os moradores do Rio Liberdade, com foco na violência prática contra as mulheres.

Para a liderança e produtora rural do Morro da Pedra, Maria Renilda da Costa, a reunião serviu como fonte de conhecimento e esperança. “Tivemos a oportunidade de conhecer várias ações que estão sendo executadas pelo nosso governo. Além de podermos falar das nossas dificuldades diárias. Fico feliz pela visita e esperançosa em ter uma comunidade onde os moradores vivam de maneira mais digna produtiva”, afirmou.

A produtora rural aposentada, Alzerina Albino da Silva, 63, agradeceu a visita. “Fiquei feliz pela vinda do governo aqui na nossa comunidade. Na minha época de juventude não existia essa de direitos das mulheres, mas hoje posso orientar minhas filhas e netas a exigirem respeito dos seus maridos e a buscarem a sua realização pessoal”, ressaltou a aposentada.

Violência Não

Na ocasião, as moradoras do Rio Liberdade, puderam conhecer as ações do Centro Especializado de Atendimento às Mulheres em Situação de Vulnerabilidade do Vale do Vitória Régia, (Ceam/Juruá) e os cinco tipos de violência doméstica, praticadas contras as mulheres: psicológica, patrimonial, sexual, moral e física.

A coordenadora do Ceam/Juruá, Rosalina Souza, distribuiu uma cartilha da Lei Maria da Penha para que as mulheres pudessem se informar sobre seus direitos. “O Centro de Referência tem o objetivo de acolher as mulheres em situação de vulnerabilidade, para que elas possam ser orientadas quanto aos seus direitos”, disse.

A SEPMulheres tem uma Diretoria de Direitos Humanos, que lida especificamente com a violência intrafamiliar e para fortalecer as ações de combate e prevenção à violência doméstica, o governo está adquirindo unidades móveis terrestres e fluviais para atender as mulheres do campo e da floresta e assegurar que seus direitos sejam respeitados”, enfatizou Concita.

O Centro de Referência Vitória Régia fica localizado na Rua Rui Barbosa, 236, no Centro, em Cruzeiro do Sul e fica aberta das 8h às 18h de segunda a sexta-feira. O telefone da instituição de apoio às mulheres é o (68) 3322-6340. Em casos de denúncias ligue 180, a ligação é gratuita e a sua identidade será mantida em absoluto sigilo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter