Assembleia realiza sessão solene em alusão à Semana Nacional de Trânsito

 

Sessão solene evidencia uma das grandes problemáticas sociais: as vidas perdidas em acidentes (Foto: Assessoria Detran)

Sessão solene evidencia uma das grandes problemáticas sociais: as vidas perdidas em acidentes (Foto: Assessoria Detran)

Uma Sessão Solene foi realizada na manhã desta sexta-feira, 20, na Assembleia Legislativa do Estado do Acre em alusão à Semana Nacional de Trânsito que ocorre de 18 a 25 de setembro. O pedido foi feito pelo deputado estadual Jamyl Asfury e contou com a participação dos deputados Moisés Diniz e Marileide Serafim, além de representantes dos órgãos que atuam no trânsito, na saúde e servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

 

O presidente em exercício da casa, deputado Jamyl Asfury, explicou que fez o requerimento para que se possam prestar esclarecimentos e divulgar as novidades no trânsito do nosso Estado. “Essa sessão é histórica para o Acre”. Em seguida, ele leu uma mensagem deixada pelo presidente Elson Santiago: “O comportamento irresponsável no trânsito é preocupante. Quando um acidente não resulta em mortes, pode deixar sequelas gravíssimas. Desejo que todos sejam bem-vindos na casa do povo”.

Representando o governador do Estado, o secretário de segurança pública Ildo Reni Graebner, destacou a importância do trabalho que toda a equipe vem realizando, principalmente no que diz respeito à redução nos índices de acidentes. “Mais uma vez o Detran elevou o nome do Estado, desta vez, com prevenção e diminuição nos números de acidentes. Isso impacta diretamente em gastos com a saúde pública”, disse. Graebner continuou: “As blitzes contribuem muito para a segurança pública, pois em suas abordagens detectam veículos roubados ou foragidos da justiça”, explicou.

Quem também se manifestou foi o comandante da Companhia de Trânsito (Ciatran), major Márcio Alves. Ele destacou a importância dos serviços prestados pelos policiais e agentes que atuam nessa área. “Temos uma árdua missão,  temos a função de educar, fiscalizar e punir. Nosso objetivo de forma alguma é multar, queremos um bem maior,  que é zelar pela integridade física das pessoas, cuidar do patrimônio público e salvar vidas”, enfatizou.

O chefe da delegacia da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Nélis Newton, apresentou dados que apontam para uma redução de 20% nos acidentes nas rodovias federais. Ele atribuiu esse índice positivo ao trabalho em conjunto realizado com a Ciatran e o Detran. O subcomandante da Polícia Militar, coronel Júlio Cezar lembrou que já atuou no trânsito e disse ser uma luta que quando incorporada não se consegue sair.

Em sua fala o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moisés Diniz, disse que uma vida vale mais do que qualquer dinheiro. Não há nada mais forte do que ver um pai ou uma mãe que perde seu filho no trânsito por causa de um irresponsável que resolveu beber e dirigir. “Por isso, digo que vocês não são operadores do trânsito e sim, operadores da vida. Lutam para proteger e guardar vidas. Parabéns pela luta de vocês”, ressaltou.

A última fala foi da diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho. Ela evidenciou que o Acre tem muito a comemorar. “Estamos com redução nos acidentes e queremos trabalhar cada vez mais unificados com os demais órgãos de trânsito para buscarmos um aumento ainda maior. É importante destacar que todos os meses aproximadamente 900 novos condutores se habilitam e 1800 novos carros circulam nas nossas ruas. Acredito que com nossa união, conseguiremos mudar as atitudes negativas dos condutores e consequentemente teremos um trânsito mais seguro para todos”, finalizou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter