Tião Viana compõe banca de mestrado promovido por parceria entre governo e Ufac

Tião Viana participa de banca de mestrado de estudo bactérias causadoras de doenças em carrapatos coletados de capivaras (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana participou na tarde desta quarta-feira, 15, de uma banca avaliadora da conclusão do curso de mestrado da médica veterinária Karla Daiane Grhun, na Universidade Federal do Acre (Ufac). A oferta do curso é resultado de parceria entre o governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo e Pesquisa do Acre (Fapac), e a Ufac.

Com o tema “Investigação de rickettsias (bactérias causadoras de doenças) em carrapatos coletados de capivaras na região da Amazônia Ocidental”, a discente investiga capivaras que possivelmente possam carregar essas bactérias.

“Verificamos o papel da capivara, um animal bastante predominante em Rio Branco, para verificar se ela tem os carrapatos que possuem estas bactérias que possam apresentar risco para os seres humanos, a fim de desenvolver pesquisas e prevenções”, destacou a veterinária que realizou dois anos de pesquisa neste projeto.

Tião Viana parabenizou a discente pelo trabalho, que segundo ele, merece toda consideração pela importância epidemiológica e científica que representa. “É um passo de união entre a medicina humana e a veterinária. O seu trabalho lhe coloca num outro patamar do ensino e da pesquisa. É uma nova página do estudo da epidemiologia na Amazônia e no Acre”, disse o governador.

O diretor-presidente da Fapac, Mauro Ribeiro, destacou que o governo tem vários convênios com ministérios e tem aportado recursos todos os anos para apoio à graduação, pós-graduação, pesquisas e destinação de bolsas.

“Esse é um dos projetos financiados pelo Programa de Pesquisa de Interesse do SUS, o qual tivemos 13 projetos financiados. Só este da Karla contempla seis mestrandos com um investimento de R$ 17,2 mil, para promoção da pesquisa e a formação profissional”, conta o gestor.

A professora e orientadora da mestranda, Vânia França Ribeiro, disse que estas são pesquisas básicas de extrema importância para a Saúde Pública e a Saúde Animal. “São estudos que abrem um leque para pesquisa de vários outros microrganismos presentes não só em capivaras, mas em outros animais, que podem ser pesquisados”, acrescenta a orientadora.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter