Alunos do Pronatec realizam práticas de cursos profissionalizantes

Alunos do curso de montagem e manutenção de computadores testando equipamentos (Foto: Tamara Smoly)

Alunos do curso de montagem e manutenção de computadores testando equipamentos (Foto: Tamara Smoly)

Alunos dos cursos profissionalizantes das áreas de serviços públicos, montador e operador de computador estão realizando atividades práticas em Rio Branco, como requisito preparatório para o mercado de trabalho. O governo do Estado está ofertando cursos para mais nove mil alunos em todos os municípios do Acre, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM).

A formação é ofertada nas áreas de serviços, gastronomia e hospitalidade, saúde e meio ambiente. São parceiros na oferta: o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a Secretaria de Educação e Esporte (SEE) e o Centro de Referência e Assistência Social (Cras).

Maria Cátia de Oliveira, moradora do bairro São Francisco, é aluna do curso técnico em serviços públicos e está realizando práticas que abrangem arquivamento, protocolo, contabilidade, gestão de pessoas, atendimento ao cliente, agendamentos e automação de escritórios.

Cátia disse que está muito satisfeita com o curso, e destaca: “A gente vê a preocupação do nosso governador para com os que necessitam, enquanto muitos reclamam, as oportunidades existem. Nas aulas nós recebemos lanche, vale transporte, uniforme, material didático, e o principal: o curso é de ótima qualidade.”

Bruna Cássia realizando prática no curso de auxiliar Administrativo (Foto: Tamara Smoly)

Bruna Cássia realizando prática no curso de auxiliar Administrativo (Foto: Tamara Smoly)

Bruna Cássia de Lima, aluna do curso técnico em serviços públicos, moradora do bairro da Conquista, disse que pretende ampliar a sua experiência profissional e conseguir um emprego em breve.

Jairo de Souza, que reside no Taquari, é aluno do curso de montador e operador de computador. Segundo Jairo, o curso está ótimo. “Estou tendo um bom desempenho, pretendo terminar o ensino médio e ser técnico em Informática. O governador está fazendo algo muito bom pra gente e os que estão se dedicando vão ter melhores condições de vida,” finalizou.

Segundo o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, a qualificação tem conseguido atender tanto aos jovens quanto aos adultos. “São ações de governo que visam beneficiar novos profissionais para o mercado de trabalho. Nos acompanhamentos aos alunos, presenciamos a satisfação deles em participar dos cursos.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter