Governo inicia cursos profissionalizantes para 330 pessoas em Tarauacá

 

Alunos de diferentes cursos profissionalizantes em aula inaugural em Tarauacá (foto: Tamara Smoly IDM)

Alunos de diferentes cursos profissionalizantes em aula inaugural em Tarauacá (foto: Tamara Smoly IDM)

Nesta semana, o governo do Estado iniciou novas turmas de cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para 330 moradores de Tarauacá, com os cursos de carpinteiro, mecânico de motor de popa, pedreiro, camareira, estofador de móveis, produção de derivados do leite, manipulador de alimentos, doces e conservas, confeccionador de bolsas em tecidos, operador de máquinas florestais e criação de peixes em tanque e rede.

 

Os cursos ocorrem em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes (SEE), Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN) por meio do Instituto Dom Moacyr.

A cerimônia ocorreu na câmara de vereadores do município de Tarauacá. Prestigiaram a aula inaugural o prefeito da cidade, Rodrigo Damasceno, a representante do núcleo de Educação do Estado, Prof.ª Francisca Aragão, a coordenadora da Escola de Saúde, Anna Abreu e o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.

“O Acre está crescendo, muita gente está sendo capacitada e melhorando as condições de vida de sua família”, disse José Alves, aluno do curso de pedreiro, que participava da aula.

Marco Brandão deu as boas vindas a todos e afirmou: “O governo do Estado tem se esforçado muito para levar os cursos profissionalizantes para os 22 municípios do Acre, e isso já foi alcançado. O objetivo da formação é garantir autonomia intelectual, com o propósito de ajudar as pessoas na inserção socioprodutiva”.

Fausto Augusto, 55 anos, aluno do curso de mecânico de motor de popa disse: “O curso irá trazer uma nova perspectiva de trabalho, já que a região ribeirinha de Tarauacá conta com mais de duas mil canoas movidas a motor, então sempre vai precisar de conserto e ter muito trabalho pra gente. Com o curso, pretendo ainda ensinar os meus quatro filhos, para me ajudarem a aumentar a renda”.

Deigue Maria Neres, 46 anos, moradora de Tarauacá, aluna do curso de estofador de móveis afirmou: “Me emociono muito em falar do curso, é um recurso que o governo está empenhando e que está fazendo a gente sonhar, quem tem vontade de conseguir um emprego está na hora de aproveitar e se profissionalizar, pretendo, com meus filhos, montar uma pequena empresa na área de estofamentos. Hoje estou muito feliz porque sei que mesmo a gente estando distante, o governador não nos desampara”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter