Acre terá sistema de indicadores online de ciência, tecnologia e inovação

Amazonas cederá código fonte do Sistema de Indicadores Online de CT&I para o Acre (Foto: Cedida)

Amazonas cederá código fonte do Sistema de Indicadores Online de CT&I para o Acre (Foto: Cedida)

Os governos do Acre e Amazonas assinaram um acordo de cooperação técnica para ampliar a divulgação sobre o fomento e o apoio às atividades de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). A assinatura ocorreu na manhã desta quinta-feira, 12, durante o encontro Bionegócios Amazonas-França, evento promovido pelo governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/AM), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Amazonas (Fapeam) e Embaixada da França no Brasil, em Manaus.

A cooperação consiste na cessão de informações pela Secti-AM à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Acre (Sect) para a criação de uma base de dados pelo governo do Acre, semelhante ao Sistema de Indicadores Online de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Sion/AM). O gestor da Sect/AC, Marcelo Minghelli, enfatizou que a assinatura do convênio demonstra a preocupação dos governos com o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no país e principalmente na Região Norte. “O Sion vai nos permitir colher indicadores e potencializar as ações de gestão, colocando recursos em áreas específicas e prioritárias.”

Sobre o Sistema

O Sistema de Indicadores Online de Ciência, Tecnologia e Inovação é uma plataforma de informações que permite avaliar a atuação das agências de fomento e das instituições de CT&I, e acompanhar os investimentos e a utilização de recursos públicos na área. A partir do sistema é possível obter informações dessa natureza em qualquer parte do mundo e a partir de dispositivos como internet.

O Sistema foi estruturado nos conceitos de integração, mobilidade e acessibilidade às informações, para fornecer subsídios aos tomadores de decisões e informar diversos setores da sociedade, de forma correta e clara, sobre o uso de recursos públicos em CT&I e seus resultados.

O Sion do Amazonas foi a primeira base de dados estadual do país.

{xtypo_rounded2}

Para saber mais sobre o Sion/AM, que será base para o Sion/AC:

http://sion.secti.am.gov.br/

{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter