Em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia, celebrado no dia 19 de agosto, a Biblioteca da Floresta/FEM lança o concurso fotográfico “Meio Ambiente em Foto”, que visa mostrar, das mais diversas formas, o meio ambiente acreano.
Rios, matas, árvores, animais, desmatamento… Tudo que faça parte do contexto ambiental do Acre poderá ser retratado. As fotografias devem ser enviadas até domingo, 25, para o e-mail: bibliotecadafloresta.ac@gmail.
Regulamento
As fotografias devem retratar o meio ambiente acreano e podem ser tiradas de qualquer equipamento fotográfico (celulares, câmeras profissionais ou amadoras). A foto deve ser atual, de autoria do próprio fotógrafo (plágio é crime). A produção das imagens será de inteira responsabilidade do proponente, estando a Biblioteca da Floresta eximida de qualquer responsabilidade.
É necessário o nome completo do autor da imagem, telefone e título da foto. As fotografias devem ser enviadas até meia-noite de domingo, 25, com tamanho entre 2 a 10 MB, isenta de montagem. Estas serão postadas na internet e a imagem vencedora vai receber, como premiação, um kit contendo livros, revistas, DVDs e uma caneca da Biblioteca da Floresta e será capa do perfil do Facebook da instituição durante toda a semana seguinte. O resultado do concurso sairá na segunda-feira, 26, à tarde.
Um pouco da história
O surgimento da fotografia não se deu em um momento apenas. Foram vários passos dados por pessoas diferentes para que o mundo fotográfico chegasse até aqui.
Em 1826 surge a fotografia por meio do francês Joseph Niépce; em 1829 este torna-se sócio de Louis Daguerre. Em 1833, Niépce vem a falecer.
Treze anos após o surgimento da fotografia, em janeiro de 1839, Daguerre informa a Academia Francesa de Ciências sobre o processo de dava origem às fotografias, o chamado daguerreótipo. Nesse mesmo ano, a academia informa ao governo francês sobre a descoberta, e no dia 19 de agosto este afirma que a invenção de Daguerre “fora um presente gratuito para o mundo”.