Equipe integrada de segurança pública realiza reintegrações de posse pacíficas

O trabalho conjunto das Policias e do Imac tem feito a diferença nas reintegrações de posse (Foto: cedida)

O trabalho conjunto das Policias e do Imac tem feito a diferença nas reintegrações de posse (Foto: cedida)

Uma equipe composta por membros da Polícia Civil, Polícia Militar, Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) tem feito a diferença nas reintegrações de posse em todo o estado. Com ações centradas no repasse de informações e autuações, a equipe tem tido sucesso em realizar reintegrações de posse em zonas de conflito de forma pacífica e sem maiores transtornos, tratando com respeito os invasores e sendo rígidos com criminosos e aproveitadores.

Na última quarta-feira, 4, essa equipe atuou na reintegração de posse da Fazenda Macapá, uma área privada que está inserida numa zona de proteção ambiental, localizada no km15 da Estrada Transacreana, Ramal dos Dez. Cerca de 20 famílias moravam na região, e esta foi a nona tentativa de reintegração através do cumprimento de decisão judicial.

O delegado da polícia civil, Fabrizzio Sobreira, conta que a operação foi um sucesso. “Retiramos as famílias do local pacificamente e identificamos pessoas que estavam explorando madeira ilegalmente, além de outras que estavam fazendo loteamento da região e se aproveitando para vender espaços”, explica o delegado. Ao todo, sete pessoas foram presas, além de cinco armas de fogo e quatro motosserras apreendidas.

Por ser uma área de preservação ambiental, o Imac contabilizou as áreas degradadas e queimadas. Todos os responsáveis serão processados criminalmente por crimes ambientais. Os posseiros exploraram até mesmo madeiras nobres, como mogno, sumaúma e cerejeira.

Sucesso das operações

O governo do estado tem se preocupado bastante com o número de invasões que assolam o Acre. Hoje, seis grandes invasões estão registradas em processo de reintegração de posse pela justiça. A equipe em conjunto para reintegrações é uma ação de sucesso da Secretaria de Segurança Pública. A reintegração da Fazenda Macapá foi a segunda operação desse tipo, a primeira foi no Ramal do Cacau, no Bujari.

“Com essa equipe, conseguimos fazer a reintegração do Cacau sendo que lá já era uma zona de conflito, com muitos problemas. Ainda assim deu tudo certo e de forma pacífica”, conta o Major Negreiros, da Polícia Militar. Cerca de 20 famílias também foram retiradas desta área de invasão.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter