Responsável pela gestão da Floresta Estadual do Antimary (FEA), localizada entre Bujari e Sena Madureira, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) promoveu na sexta-feira, 24, uma reunião com os moradores para traçar o plano de ação 2017.
A FEA é habitada por 53 famílias, que têm sua renda pautada no extrativismo, agricultura e manejo florestal.
O secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, ouviu as demandas da comunidade e apresentou as propostas de trabalho para a região.
“Queremos replicar, neste ano, o feito de 2016 no que se refere ao êxito da execução dos planos de manejo. A ideia é dobrar a quantidade de madeira manejada legalizada e, mais que isso, estamos na perspectiva de resgatar a certificação da área do Antimary. E a boa notícia é que a floresta voltou a ser frequentada pelos pesquisadores e acadêmicos da Ufac”, destacou o secretário.
Manejo florestal, fomentos produtivos, esporte, infraestrutura e recuperação dos ramais, capacitação comunitária, entre outros assuntos, foram pautas do encontro.
O prefeito do Bujari, Romualdo de Souza, também esteve presente e se comprometeu em potencializar as ações de saúde.
Francisca Camila de Assis, presidente da Associação Agroextrativista Verde Floresta do Igarapé Sossego, falou da importância da parceria com o governo.
“A reunião foi muito positiva, pois tivemos oportunidade de expor nossas dificuldades. Estes encontros fortalecem a parceria e quem ganha somos nós”, disse.
Doação de mudas
Atendendo pedido da associação, a Sema doou 2.100 mudas de 18 espécies diferentes, entre frutíferas e florestais, oriundas do Viveiro da Floresta.
As mudas foram entregues para os moradores. Outra remessa será entregue nos próximos meses. A ação potencializa o reflorestamento na região.