A Diretoria de Humanização da Gestão Pública, por meio da Divisão de Qualidade de Vida, em parceria com o Procon Acre, realizou nesta quinta feira, 5, no auditório do Acreprevidência, a palestra Superendividamento e o Idoso, que aborda assuntos como empréstimos e direito do consumidor, voltada para servidores públicos aposentados.
A atividade iniciou com atividade de relaxamento, seguido da apresentação da Rádio Humanizar, com músicas e histórias em relação ao tema. Após a palestra realizada por Ana Paula Matos e João Victor Mascarenhas, foram distribuídas cartilhas sobre os direitos dos consumidores. Participaram da palestra aposentados do grupo da Diretoria de Humanização e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Segundo Ana Paula, as principais causas do superendividamento de idosos são as oferta de crédito fácil e rápido, falta de informação e publicidade. “O idoso é o alvo preferido dos bancos e financeiras. Muitas vezes são convencidos pela própria família a fazer empréstimos,” ressalta.
A aposentada Terezinha Correia, relata que passou por um problema recente na compra de um objeto. “Comprei um guarda-roupas, que veio sem espelho, reclamei na loja e até hoje meu problema não foi resolvido. Agora estou mais esclarecida sobre meus direitos como consumidora”, afirma.
“O objetivo da palestra é, orientar os idosos na questão do consumismo e em relação aos cuidados que devem ter ao solicitarem empréstimos, para evitar os golpes que são recorrentes, não só no estado do Acre como em todo Brasil”, alerta a coordenadora da Qualidade de Vida, Regilda Fernandes.