Em reconhecimento à contribuição dada à educação profissional e tecnológica no Brasil, o secretário de Ciência e Tecnologia do Acre, Marcelo Minghelli foi homenageado com a “Medalha Mérito Presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, na 37ª Reunião dos Dirigentes dos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec).
A tradicional homenagem dos gestores da rede federal é uma iniciativa do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), dedicada a ex-dirigentes, autoridades, políticos e servidores.
“É uma honra receber essa homenagem, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, começou a ganhar força com o governo Lula, e agora com a administração da Dilma, passando de 140 unidades para 400. Demonstra o cuidado com a interiorização e democratização da educação federal que se transformou num importante instrumento de combate às desigualdades sociais”, enfatizou Marcelo Minghelli.
Desde 1977, todos os anos, a Reditec reúne reitores, diretores e dirigentes das unidades que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, científica e tecnológica para debater as políticas, os desafios e os rumos da educação profissional e tecnológica.
Este ano o evento está sendo realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), em Maceió e abordou o tema “Inovação Tecnológica: um desafio para a Rede Federal”, com o objetivo de promover debates sobre a situação atual da formação profissional e tecnológica no Brasil e deliberar medidas para o desenvolvimento das instituições da Rede Federal.