Nesta semana o Instituto Dom Moacyr (IDM) está capacitando na Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, profissionais para boas práticas em serviço de alimentação. Os 540 alunos irão atuar nos ramos de salgaderia, padaria, cozinha industrial e manipulação de alimentos depois de participar dos cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego (Pronatec).
A qualificação é uma ação feita com a parceria das coordenações dos cursos técnicos em Vigilância em Saúde e Nutrição e Dietética da escola de Saúde, com a equipe da Vigilância Sanitária de Rio Branco.
“É uma preocupação que os mediadores dominem corretamente as técnicas corretas de manipulação e segurança alimentar, e desenvolvam boas práticas de manipulação de alimentos para a aplicação nos cursos”, afirmou o coordenador do curso de Vigilância em Saúde, Arthur Fontenelle.
O curso está sendo ministrado pelo fiscal sanitário, Edson Filho, que atua na mediação de aprendizagem do curso de Vigilância em Saúde pelo IDM. E conta com a parceria da Secretaria Estadual de Educação e Esportes, Secretaria de Pequenos Negócios, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), e prefeituras locais.
Como prática, será realizada a técnica da lavagem das mãos, higienização de superfícies, descarte de resíduos, dentre outras normatizações com base na resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
O Pronatec é um programa do governo federal ofertado pelo governo do Acre em diferentes instituições de ensino, em que o IDM pactuou para 2013 cerca de 20 mil vagas para cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada, que estão sendo ofertados nos 22 municípios do Acre.
Com a formação o governo do Estado objetiva inserir novos profissionais no mercado de trabalho, proporcionando uma renda necessária para o sustento digno de suas famílias.
Clenilson Ribeiro, que faz salgados há 30 anos, disse: “as aulas são muito boas, é preciso mesmo fazer o curso, a nossa especialização foi no dia a dia, na matéria bruta. Aprender mais para ensinar os outros é muito gratificante, precisa ver como os olhos de quem aprende brilham”.