A abertura do Festival Mix Brasil de Cultura e Diversidade – edição Acre – ocorreu na última quarta-feira, 28, no Cine Recreio. Fora a numerosa plateia, os artistas e a comunidade LGBT, o evento ainda recebeu as primeiras-damas Gicélia Viana e Marlúcia Cândida, o presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Rodrigo Forneck, a secretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Concita Maia, a diretora-presidente da Fundação Elias Mansour (FEM), Francis Mary Alves de Lima, além do ator e diretor Paulo Vespúcio.
“É uma alegria para o governo ter a oportunidade de apoiar o movimento da diversidade sexual. Somos parceiros não só do Mix Brasil, mas também da Semana da Diversidade e da Parada do Orgulho LGBT, que, inclusive, já está com os recursos assegurados para este ano, assim como foi em 2012. Em nome do governo, reitero o nosso compromisso no combate ao preconceito, seja da natureza que for, e de sempre levantar o debate sobre a importância da diversidade e do respeito ao próximo”, salientou Francis Mary.
Programação – A sexta-feira, 30, começa com a exibição de curtas-metragens, a partir das 9h, no Anfiteatro da Universidade Federal do Acre (Ufac). Lá, o jornalista André Fisher, fundador e diretor do Mix Brasil, realiza uma palestra sobre “Comunicação e Diversidade – Um Olhar Contemporâneo”, às 15h, com entrada franca. Na Usina de Arte, às 20h, será montado o espetáculo “Dama da Noite”, de Caio Fernando Abreu. Paralelamente, o músico Chris Guto faz um show gratuito, também às 20h, no Café do Theatro.
A programação continua no sábado, 31, em parceria com o Cineclube Opiniões, com apresentação de curtas-metragens, às 19h, na Filmoteca Acreana. Depois, às 23h, a banda Groove Brasil abre a Festa Mix, no Parque das Acácias, que conta com performance dos DJ’s acreanos Marco Brozzo e Cau Bartholo, além do carioca MAM, que recebeu o Prêmio Noite Rio 2012, na categoria de Melhor DJ de MPB/Regional. O evento se encerra no domingo, dia 1º de setembro, às 19 horas, com apresentação do filme “Mia”, no Cine Recreio.
Campanha – O Mix Brasil se une ao Acre Solidário para arrecadar produtos de higiene pessoal, como sabonete, escova de dente, absorvente, shampoo e desodorante, que serão encaminhados a Casa Lar Ester. O abrigo, fundado há mais de 12 anos, é ligado à ONG Jocum (Jovens com uma Missão), que cuida de menores de idade vítimas de abuso sexual. O ponto de coleta é o Cine Recreio, porém, a doação deve ser feita somente durante o período de realização do evento. Mais informações na página www.facebook.com/mixacre.
Parceria – O projeto teve o financiamento do governo do Estado, por meio do Edital Cultura e Comunidade/FEM, da prefeitura de Rio Branco, através da Lei de Incentivo à Cultura/FGB, e da Unimed. A ação ainda conta com o apoio cultural das seguintes instituições: Cineclube Cocar, Cineclube Opiniões, Ufac, Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac), campanha Acre Solidário, VT Publicidade, Usina de Arte, Funerária São João Batista, Café do Theatro, Federação de Teatro do Acre (Fetac) e Top Mídia.