Secretário de Produção participa do programa “Raízes da Terra”

Inauguração do Centro de Produção de Alevinos contou com a presença do ex-presidente Lula, governador Tião Viana, secretários e produtores (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Inauguração do Centro de Produção de Alevinos contou com a presença do ex-presidente Lula, do governador Tião Viana, de secretários e produtores (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O programa “Raízes da Terra”, veiculado pela Difusora Acreana aos domingos no horário das 7 às 8 horas, recebeu nesta semana o secretário de Produção, Lourival Marques, que falou sobre os investimentos na Cadeia Produtiva do Pescado e da inauguração do Centro de Produção de Alevinos, realizada na última sexta-feira, 23, com a participação de 1.500 produtores de todo o Estado e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No bate-papo com a jornalista Terezinha Moreira, o secretário falou que o Programa de Desenvolvimento da Piscicultura começou em 2011 com o objetivo de escavar cinco mil tanques até 2014, dos quais  2.850 (57%) já estão construídos. É com a produção desses açudes que será abastecido o frigorífico do Complexo Industrial do Peixe que irá beneficiar o pescado.

O secretário explicou que o governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção, oferece ao produtor rural 40 horas de operação de máquina na construção dos açudes, e o produtor faz a contrapartida com o óleo diesel.  Também estão sendo construídos 280 açudes com a operação de 23 horas de máquina, resultado de recursos de emenda parlamentar do senador Aníbal Diniz, em que o açude sai a custo zero.

“O produtor também tem o incentivo do governo federal, que disponibiliza recursos do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) através da linha de crédito do Pronaf Mais Alimentos. Dessa forma, o produtor pode financiar a compra de alevinos e ração”, garantiu Marques.

Segundo o secretário, uma das preocupações do governador Tião Viana é pensar a cadeia produtiva como um todo, desde a atividade no campo de engorda do peixe até a etapa final, que é o mercado consumidor. “Para o produtor plantar e colher milho, por exemplo, ele recebe assistência técnica, tem acesso a políticas públicas como a mecanização agrícola, o beneficiamento e a armazenagem nos silos”, afirmou.

Outro ponto da entrevista foi sobre a inauguração da primeira etapa do Complexo Industrial do Pescado, o Centro de Produção de Alevinos, ocorrido na sexta-feira, 23. “Agradecemos a todos que participaram desse evento, principalmente do segundo Encontro de Piscicultores do Acre, em que 1.500 produtores tiveram a oportunidade de conhecer esse empreendimento que possibilita ao produtor adquirir alevinos, ração de qualidade e vender a produção para o frigorífico para ser beneficiado e destinado ao mercado local e internacional”, disse.

Também segundo Lourival Marques, o governador tem se esforçado para que o Acre seja uma referência na produção de peixes no Brasil. O investimento compreende recursos da ordem de R$ 72 milhões para o complexo e de R$ 35 milhões para a construção de tanques, com recursos do Banco da Amazônia, e do Fundo de Investimento do BNDES, com a criação da empresa Peixes da Amazônia, resultado de uma parceria público-privada e comunitária em que 25% das ações pertencem às centrais de cooperativas de piscicultores.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter