O governo do Acre, por meio da Controladoria Geral do Estado e da Escola do Servidor Público, iniciou nesta segunda-feira, 26, a primeira edição do curso Formação de Controlador Interno de Órgão Público.
Com carga horária de 16 horas, o curso tem por objetivo fornecer embasamentos técnicos para interpretação e compreensão na organização e implantação dos controles internos de uma entidade pública; permitir uma visão abrangente dos conceitos de controles internos, desmistificando que o mesmo torna a entidade mais burocrática e mostrando que os mesmos agregam valor à instituição; e entender que não basta adotar técnicas e alocar recursos se os mecanismos de controle e monitoramento do ambiente organizacional forem insuficientes.
Quem ministra as aulas é a professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Elizabeth Mauro, especialista em Administração Pública pelo ISAPE/UERJ e bacharel em Ciências Contábeis.
Estavam presentes na abertura das aulas o controlador-geral do Estado, Edson Manchini, e a presidente da Escola do Servidor, Heloísa Pantoja.
“Este curso faz parte do Programa de Formação e Aperfeiçoamento dos Servidores Públicos, implantado pelo governador Tião Viana com o objetivo de estimular a formação, com foco no aperfeiçoamento de competências essenciais à obtenção de melhores resultados nos serviços prestados aos cidadãos. É uma ação de governo que motiva e valoriza o conhecimento”, destaca Heloísa.
{xtypo_rounded2}
Turma 1: 26 e 27 de agosto
Turma 2: 29 e 30 de agosto
Conteúdo Programático Mínimo
– Controle interno da gestão pública:
– Base legal; Aspectos conceituais.
– O Sistema de controle interno.
– Componentes do controle interno.
– Estrutura do controle interno.
– Perfil do profissional de controle interno.
– Normas e procedimentos de controle.
– Identificação de deficiências no controle.
– Técnicas para avaliação dos controles.
– Limitações do controle.
{/xtypo_rounded2}