Governo forma 130 profissionais nas áreas de salgadeiro e padeiro

Da esquerda para a direita, José Nilton e Samuel da Silva, formandos de salgadeiro que já produzem 500 salgados por dia (Foto: Tamara Smoly/IDM)

José Nilton (E) e Samuel da Silva, formandos de salgadeiro que já produzem 500 salgados por dia (Foto: Tamara Smoly/IDM)

O Governo do Estado finalizou na última semana o curso de salgadeiro e padeiro para estudantes de Educação de Jovens e Adultos – EJA. Os alunos têm como parte do programa de ensino a educação profissional realizada pelo Instituto Dom Moacyr (IDM) e Secretaria Estadual de Educação e Esportes, totalizando 130 novos profissionais para o mercado de trabalho.

Os cursos são fruto de parceria com o governo federal por meio do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, que tem como meta beneficiar quase 20 mil pessoas, alcançando os 22 municípios do Estado.

O diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, destacou: “o compromisso do governo do Estado é garantir a qualidade de vida das pessoas pela educação e inclusão socioprodutiva, proporcionando a autonomia do cidadão e a qualificação profissional dentro de uma área específica, que permita não só que ele se desenvolva como empregado ou servidor, mas como pequeno ou médio empreendedor”.

A qualificação de salgadeiro e padeiro é executada pela Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, unidade do IDM. As ofertas de capacitação tem como público-alvo os beneficiários dos programas sociais, os cadastrados no Cad-Único e estudantes da rede pública de ensino.

José Nilton, 17 anos, morador do bairro Betel, disse: “aprendi a fazer todo tipo de salgado, o curso é uma boa oportunidade, já estou trabalhando, e com o dinheiro que recebo ajudo no sustento da minha família. Produzo cerca de 500 salgados por dia. O governo deve continuar com esses cursos que estão mudando a vida das pessoas”.

Samuel da Silva, 18 anos, morador do bairro Preventório diz: “Esse curso serve para dar uma nova oportunidade para os jovens buscar outra forma trabalho, é um incentivo para a gente não se envolver com o que não deve. Qualquer um pode conseguir; nunca é tarde para ter um sonho realizado. Minha mãe está muito feliz por que eu estou trabalhando”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter