Os moradores dos bairros João Eduardo, Glória e Pista não conseguem conter a expectativa e a satisfação diante do avanço na execução das obras do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC 2), que seguem a todo vapor em suas ruas.
O governo do Acre, por intermédio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas (Seop), inspeciona diariamente a realização dos serviços da primeira etapa, os quais incluem terraplanagem, ampliação da rede de distribuição de água, rede de esgoto, drenagem pluvial urbana e macrodrenagem do Igarapé Ingá, que apresenta mais de 600 metros de canal.
As obras irão beneficiar centenas de famílias que residem às margens de córregos. “O projeto contempla mais de cinco mil metros de ruas pavimentadas, com uma área total de intervenção superior a 330 mil metros quadrados. A área abrange aproximadamente 500 unidades habitacionais, o que significa cerca de três mil pessoas diretamente beneficiadas pelas obras. Os serviços incluem, ainda, a instalação de um parque recreativo com quadras poliesportivas, playground e academia aberta”, observa o secretário de Obras Públicas, Leonardo Freire.
O casal de aposentados João Félix e Delcides Braz, moradores do bairro João Eduardo há nove anos, faz questão de sentar por alguns instantes na varanda de casa para acompanhar a execução das obras na sua rua. Juntos, fazem planos para quando o serviço estiver concluído.
“Sempre tivemos vontade de fazer uma reforma na casa, levantar um pouco mais o muro, mas nos sentíamos desmotivados devido às cheias do córrego durante o inverno e a outros problemas causados pela precariedade do esgoto. Com a realização dessas obras, vamos poder colocar todos esses planos em prática e com certeza todos da comunidade poderão ter uma vida mais digna”, analisa João Félix.
João Batista, que já está há mais de 15 anos no bairro João Eduardo II, relembra o cenário e as dificuldades que ele e seus vizinhos enfrentavam dia a dia. “Ao longo desse córrego havia vários trapiches. Já aconteceu de algumas pessoas caírem, principalmente crianças. Em 2009, depois de uma intervenção da prefeitura, a situação melhorou bastante, e agora, com a realização dessas obras, a melhoria de vida de todos nós já está garantida em cem por cento”, disse.