Pelo menos seis escolas da zona rural de Porto Acre foram contempladas nesta segunda-feira, 13, com equipamentos que vão facilitar o trabalho dos professores e dos funcionários administrativos ao longo do ano letivo. A cerimônia aconteceu na sede do núcleo da Secretaria de Estado de Educação e Esporte, localizado na Vila Humaitá (a 40 quilômetros de Rio Branco).
Os fogões industriais com forno, as motobombas, os ventiladores, um bebedouro e um mimeógrafo, além de dois computadores foram entregues, em evento com a participação de docentes e representantes da Secretaria de Educação. O ato contou ainda com as presenças do deputado estadual Daniel Zen e do deputado federal Leo de Brito.
A gestora da Escola Santa Fé, Mari Kelly de Oliveira, que atende 96 alunos, elogiou a chegada dos novos equipamentos. “Antes, nós íamos até a margem do rio e subíamos um barranco íngreme, com baldes cheios d’água na cabeça, para lavar os pratos e fazer faxina na escola. Agora tudo vai ser diferente, se Deus quiser”, comemora.
As instituições de ensino beneficiadas são a Central do Andirá, Francisco Pinto, Nossa Senhora Auxiliadora, Santa Fé, Pereira e Amadeu Pújio. Todas estão localizadas em áreas de difícil acesso por terra e atendem filhos de colonos de e pequenos extrativistas.
Na opinião do deputado Zen, líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado do Acre, “atos como esses às vezes passam despercebidos, mas têm um significado imenso para a melhoria das condições dos alunos e também fazem parte do grande volume de equipamentos que vem sendo entregue pelo governo do estado”.
Integra o pacote de investimentos para a zona rural a aquisição de barcos, por meio da nova fase do ProAcre, e novas lousas digitais acopladas a computadores.
Leo de Brito, por sua vez, enfatizou que seu gabinete destinou pelo menos R$ 400 mil em emendas parlamentares para os postos de saúde de Porto Acre, além de outros R$ 450 mil para a compra de tratores, na gestão do então prefeito Carlinhos Portela.
“O Acre avança a passos largos por causa de vocês também, trabalhadores da Educação, que muitas vezes caminham muitos quilômetros nos ramais para atender famílias humildes, nos locais mais longínquos”, frisou Brito.
Da cerimônia, participaram ainda Justino de Queiroz, diretor de Gestão Estratégica e Relações Institucionais da Educação, e o representante do prefeito Bené Damasceno, de Porto Acre, Sérgio Baquer.