A Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac) publicou oficialmente o resultado preliminar do Programa de Fomento a Núcleos de Pesquisa e Inovação. Dez projetos nos segmentos de biotecnologia e produção foram selecionados e deverão ser financiados pela instituição.
A ideia é que as pesquisas contribuam com a geração de novos produtos e processos nas áreas de alimentos, fitocosméticos e óleos essenciais, assim como na produção vegetal, animal e de sistema integrado de produção.
Os candidatos têm até o dia 26 de agosto para apresentar recurso e o resultado final da seleção deve ser publicado na primeira quinzena de setembro. Inicialmente a Fapac acolherá os seis primeiros projetos da classificação e os demais aguardarão disponibilidade de recursos. “Nesta ocasião R$ 160 mil serão disponibilizados para apoiar as pesquisas, mas ao todo o governo deve fomentar, até o final do ano, aproximadamente 50 projetos, somando mais de R$ 2 milhões investidos em pesquisa e inovação”, explicou o diretor da Fundação, Pascoal Muniz.
“O governo entende que o incentivo à pesquisa é fundamental para que exista possibilidade de inovação”, afirmou o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Marcelo Minghelli.
A lista dos projetos aprovados está disponível na página 38 do Diário Oficial de número Nº 11.116, publicado nesta quarta feira, 21, ou no site da Fapac pelo endereço http://fapac.ac.gov.br.