Governador visita laboratório de alevinos; inauguração terá presença de Lula

Tião Viana acompanhado do consultor da Peixes da Amazônia S/A, Jaime Brum (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Tião Viana acompanhado do consultor da Peixes da Amazônia S/A, Jaime Brum (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana visitou na manhã desta quarta-feira, 21, o Complexo de Piscicultura de Rio Branco, localizado na BR-364, quilômetro 37. A primeira etapa do empreendimento, que compreende o centro de reprodução de alevinos, será inaugurada na sexta-feira, 23, com a presença do ex-presidente Lula.

“Esse é um sonho que se transforma em realidade. Aqui é o melhor projeto de piscicultura do Brasil. Estamos em fase inicial de funcionamento, e o ex-presidente Lula foi o grande incentivador para mim nessa atividade no Estado, dando continuidade ao trabalho dos pioneiros da piscicultura do Acre. Que o Acre possa desfrutar esse momento uma nova esperança para uma economia da região, exportando peixe para o Brasil, Peru, para a Ásia”, disse o governador Tião Viana.

O centro de reprodução de alevinos tem investimento de R$ 15 milhões e capacidade de produzir 12 milhões de alevinos por ano. A ideia é produzir alevinos em grande quantidade, barateando o custo para o pequeno produtor, exportando para outros Estados e garantindo a produção de peixes de qualidade.

No Complexo de Piscicultura estão sendo investidos mais de R$ 50 milhões, entre recursos públicos e privados. Fazem parte da estrutura um centro de reprodução de alevinos, um frigorífico para processamento, limpeza, resfriamento, congelamento e filetagem, e uma fábrica de ração.  Todo o maquinário da fábrica de ração já está no Acre e a obra está sendo finalizada. Ela será a mais moderna fábrica de ração para peixes no Brasil. Na América Latina, apenas o Chile tem tecnologia semelhante.

Governador vistoria obras do Complexo de Piscicultura (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Governador vistoria obras do Complexo de Piscicultura (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter