As inscrições para o edital de apoio a projetos do Programa Amazônia Cultural estão abertas até 30 de setembro. O programa pretende fomentar a produção cultural da Região Norte e contemplar o público ainda não alcançado com recursos da Lei Rouanet. Ele foi criado pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (SEFIC), em parceria com o Fórum de Gestores de Cultura da Região Norte. Os recursos para o desenvolvimento dos projetos será de R$ 5 milhões, oriundos do Fundo Nacional da Cultura (FNC).
“O Acre deu sua contribuição na formatação desse programa que é muito importante para a nossa região em vários aspectos. Existe uma demanda reprimida que precisa ser atendida, e que não consegue acessar os recursos dentro da política de fomento e incentivo do MinC”, disse Francis Mary Alves, presidente da FEM, e membro do fórum de gestores.
Por meio da concessão de recursos financeiros, o programa pretende fomentar, incentivar, valorizar, estimular, fortalecer, capacitar e difundir ações da cultura brasileira na Região Norte do país. Produtores, artistas, estudiosos, técnicos, agentes culturais, mestres e mestras dos saberes e fazeres da cultura popular poderão apresentar seus projetos no edital.
“A ideia é promover e difundir o acesso à cultura e redes culturais da região norte do país”, explica Francis Mary.
Eixos do programa – São quatro eixos: estímulo à produção e inovação cultural; fortalecimento de redes e valorização da cultura local; pesquisa, formação e capacitação e circulação e intercâmbio. O primeiro deles é direcionado a projetos que fomentem ou desenvolvam atividades voltadas para inovação, criação e produção cultural. Já o segundo contemplará ações que valorizem a cultura e as expressões locais, fortalecendo as redes de cooperação e organizações de pessoas, possibilitando o desenvolvimento socioeconômico da região. O terceiro é para projetos que envolvam levantamentos de dados e ações de formação e capacitação e que promovam o fortalecimento e o desenvolvimento da cultura na região, possibilitando a troca de conhecimentos e experiências. E o último eixo é para projetos que possibilitem encontros artísticos, trocas de conhecimentos e saberes, circulação e acesso cultural, desde que a execução ocorra em, no mínimo, dois municípios da Região Norte.
As inscrições devem ser feitas pelo Sistema SalicWeb, disponível no site do MinC. Não será cobrada taxa de inscrição. Para saber mais acesse: www.cultura.gov.br