O Sétimo Encontro Nacional “Iê Vem Camará” começou na manhã do último sábado, 17, no Cine Teatro Recreio, com a presença da diretora-presidente da Fundação Elias Mansour (FEM), Francis Mary Alves de Lima, e da diretora de arte da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Karla Martins. No período da tarde, a atividade chegou ao Ginásio Álvaro Dantas, onde houve cursos práticos e teóricos, e se encerrou no domingo, 18, no Ginásio do Sesc, no Bosque.
Além de Rio Branco e das cidades do interior, o evento recebeu mestres e contramestres dos estados de Rondônia, Amazonas, Goiás, Distrito Federal e de São Paulo. A Liga Acreana de Capoeira, organizadora da ação, homenageou os profissionais do segmento e personalidades públicas que estimulam o desenvolvimento do esporte no Estado. “Estamos em 20 dos 22 municípios do Acre”, ressalta o presidente da Liga, o instrutor Itamar da Silva, conhecido como Malvado.
Em nome do governo, Francis Mary parabenizou o movimento pela organização e poder de mobilização – cerca de 500 capoeiristas, com idade a partir dos seis anos, participaram da abertura. “A FEM articulou o financiamento, por meio do Conselho Estadual de Cultura (ConCultura), já que se trata de um projeto que repercute positivamente, na comunidade, em vários eixos: no social, na educação, no esporte, na cultura e no lazer”, disse. Ela também espera poder contar com propostas para a construção do Plano Estadual de Cultura.
“Queremos a participação da Liga de Capoeira e de todos os setores culturais na 3º Conferência Estadual de Cultura [prevista para setembro], a fim de que cada área possa obter a estrutura necessária para os próximos dez anos, que é o tempo em que o PEC estará em vigor”, finalizou. O 7° “Iê Vem Camará” ainda teve o apoio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), da prefeitura de Rio Branco, do Sesc e da Malharia Kyomi – Japonesa.