Ao participar do Encontro Estadual de Prefeitos e Prefeitas, na tarde desta sexta-feira, 16, em Rio Branco, a ministra Ideli Salvatti assegurou ao governador Tião Viana, aos senadores Aníbal Diniz, Jorge Viana, Sérgio Petecão e parlamentares acreanos e participantes do evento que o Acre tem seu total apoio na luta pela construção da ponte sobre o Rio Madeira.
Ideli Salvatti ressaltou que o Acre, tampouco o Brasil, não pode ficar refém de interesses de empresários proprietários de balsas, e lamentou que a cada vez que a Presidência tente colocar a licitação da construção da ponte em pauta surjam embargos.
“Precisamos juntos encontrar uma solução para pôr fim aos embargos. Ou destrava a licitação ou a gente encontra uma alternativa. Vamos resolver isso nem que tenhamos que colocar o Exército para construir essa ponte. Temos que acabar com essa ‘máfia da balsa’”, enfatizou Ideli.
A ministra observou que o Acre está há 3.500 quilômetros do Oceano Atlântico e a 1.500 quilômetros do Oceano Pacífico, e a proximidade com os outros mercados é importante.
“Temos que ter saídas para o Atlântico e para o Pacífico, para que, assim, possamos ter competitividade no mercado, que está cada vez mais globalizado. Não pode ser o interesse de alguém que quer faturar com a balsa o empecilho para o desenvolvimento do país e de uma região”, frisou a ministra.
O governador Tião Viana agradeceu o apoio da ministra Ideli Salvatti e declarou que ele será fundamental na luta para solucionar esse impasse que gera transtornos não apenas aos acreanos, mas a todos que investem na região.