Governo e movimentos comunitários caminhando juntos em benefício da população. Esta é a proposta da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) para que possa atender um número maior de famílias carentes, em comum acordo com as necessidades de cada comunidade. Em Cruzeiro do Sul, esse processo já foi iniciado, e nesta quinta-feira, 15, um ato que contou com a participação do governador Tião Viana e com o secretário da pasta, José Carlos Reis, consolidou a parceria.
A SEPN cedeu uma sala em seu prédio para a União Municipal de Associações de Moradores de Cruzeiro do Sul (UMAM) presidida por Expedito Ribeiro.
“Esse é um encontro entre o povo, representando a comunidade organizada e a Secretaria de Pequenos Negócios, que cuida das pessoas mais simples. São mais de nove mil famílias beneficiadas que hoje têm uma renda familiar. Aqui a gente tem um encontro de governo e das pessoas mais simples que fazem parte da nossa sociedade”, enfatizou Tião Viana.
Movimento Comunitário vê oportunidade de expansão com proximidade com o governo
Expedito Ribeiro, presidente da UMAM, frisou que o ato de cessão da sala para União Municipal das Associações de Moradores é um momento histórico.
“Para nós, como movimento, isso é um grande espaço que estamos ganhando dentro do governo. Há 24 anos trabalho com movimentos sociais, e agora, no governo de Tião Viana, estamos vendo essas portas se abrindo. É uma oportunidade para que o movimento cresça e se desenvolva cada vez mais”, comentou o líder comunitário.
Um governo agrupador
A solenidade, liderada por José Carlos Reis, foi acompanhada pela chefe de gabinete, Márcia Regina Pereira, pela diretora do Departamento de Trânsito, Sawana Carvalho, e pelo secretário de Comunicação e Turismo, Leonildo Rosas. Também participaram os assessores de governo Dudé Lima e Raimundo Angelim e o deputado estadual Geraldo Pereira.
“Nós estamos abrindo um diálogo mais permanente com as comunidades. A gente sabe que as comunidades estão muito ligadas com os moradores dos seus bairros e essas pessoas têm que estar ligadas ao governo. E por isso criamos esse instrumento de diálogo com as comunidades, para que elas se sintam a vontade para nos apresentar críticas e sugestões, para melhorar os serviços que prestamos”, enfatizou o secretário Reis.
O deputado estadual Geraldo Pereira observou que há opositores do governo que criticam o trabalho da Secretaria de Pequenos Negócios, mas que as críticas sempre partem de quem tem uma renda fixa e boas condições de vida.
“Esse trabalho dos Pequenos Negócios é o maior feito do governo de Tião Viana. Isso é a redenção daqueles que não tinham um horizonte”, declarou Pereira.
Durante a solenidade, a cantora Conceição de Freitas, beneficiada pelo programa de Pequenos Negócios, entregou ao governador Tião um CD no qual apresenta seu repertório musical. Reis disse que a SEPN e outras instituições do governo do Estado prestaram apoio a artista que sonhavam em ter um disco gravado com suas músicas.
Galeria de Imagens