Academias da Saúde levam qualidade de vida à população do Estado

Participam do seminário, gestores de saúde dos 22 municípios acreanos que durante dois dias irão discutir o funcionamento e implantação de academias de saúde (Foto: Marcelo Torres/Sesacre)

Participam do seminário gestores de saúde dos 22 municípios acreanos, que durante dois dias irão discutir o funcionamento e implantação de academias de saúde (Foto: Marcelo Torres/Sesacre)

No fim da tarde da última quarta-feira, 14, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), realizou a solenidade de abertura do Seminário de Prevenção e Promoção a Saúde – Academia da Saúde. O evento é realizado no auditório da Secretaria da Fazenda, em Rio Branco, entre os dias 14 e 15.

Participam do seminário, gestores de saúde dos 22 municípios acreanos. Durante dois dias, eles irão discutir o funcionamento e implantação de academias de saúde em cada localidade.

O Programa Academia da Saúde foi lançado em abril de 2011 pelo MS no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). No Acre, foram investidos mais de R$ 4 milhões para construção de 41 Academias da Saúde em todo o Estado.

Durante o evento de abertura do seminário, foram abordados temas como apresentação do programa Academia da Saúde, monitoramento dos trabalhos (cadastros e custeios), situação atual do programa, alimentos e nutrição, práticas esportivas, política nacional de promoção à saúde e plano estadual de doenças crônicas não transmissíveis.

Para o consultor técnico da Academia da Saúde do MS, Fábio Carvalho, o programa tem como objetivo contribuir para a promoção da saúde da população. “Estamos implantando polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas de atividades físicas, além de promover orientações sobre educação e segurança alimentar e nutricional”, comentou.

Mâncio Lima foi uma das primeiras cidades a receber o programa Academias da Saúde (Foto: Marcelo Torres/Sesacre)

Mâncio Lima foi uma das primeiras cidades a receber o programa Academias da Saúde (Foto: Marcelo Torres/Sesacre)

De acordo com o secretário adjunto de Atenção à Saúde do Acre, José Amsterdam Sandres, promover a saúde por meio de práticas de atividades físicas é fazer com que o indivíduo tenha mais qualidade de vida e rendimento no decorrer do dia.

“Com as academias de saúde, a população passa a adotar um estilo de vida saudável, além de prevenir várias doenças. Nós, como profissionais de saúde, temos que motivar a população a praticar exercícios físicos”, destacou Amsterdam.

Para o secretário de Saúde de Mâncio Lima, que já  tem três Academias da Saúde, Josianis Araújo, essa é uma oportunidade de troca de experiências com os colegas de outras localidades do Estado. “Mâncio Lima foi um dos primeiros a ser contemplado pelo programa Academia da Saúde. Já temos grandes resultados na melhoria da qualidade de vida dos usuários”, relatou o secretário.

“Quando foi construída a primeira academia em Mâncio Lima, foi um sucesso, pois a população aceitou bem essa nova forma de promoção de saúde. Hoje, as academias recebem mais de 100 pessoas diariamente. Uma equipe de multiprofissionais atende grupos de idosos, gestantes, hipertensos e grávidas com orientação de alimentação saudável e práticas corporais e atividade física e de lazer”, enfatizou Araújo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter