Governador vistoria obras e ações de incentivo à produção ao longo da BR-364

Tião Viana lidera comitiva que percorreu a BR-364 (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Tião Viana lidera comitiva que percorreu a BR-364 (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Para acompanhar de perto as atividades de pavimentação de ruas, as obras na BR-364 (no trecho que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul) e as ações de incentivo à produção rural e industrialização, o governador Tião Viana e o vice-governador César Messias saíram nesta quarta-feira, 14, em comitiva percorrendo as cidades de Sena Madureira, Feijó e arauacá, até Cruzeiro do Sul.

Integrando a comitiva estavam a primeira-dama Marlúcia Cândida, a chefe da Divisão do Procon/AC, Vanusa Messias, a chefe do Gabinete Civil Márcia Regina Pereira, os assessores especiais Raimundo Angelim e Dudé Lima, os secretários Lourival Marques (Produção Familiar), Leonildo Rosas (Comunicação e Turismo) e Edvaldo Magalhães (Comércio e Indústria) e os diretores Sawana Carvalho (Detran), Ocírodo Júnior (Deracre) e Felismar Mesquita (Depasa).

Ruas entregues em Sena Madureira

O primeiro ato da comitiva foi a participação na entrega de ruas no Segundo Distrito de Sena Madureira. As vias foram pavimentadas por meio do programa Ruas do Povo.

Felismar Mesquita, diretor-presidente do Departamento de Pavimentação e Saneamento, afirmou que as obras do Segundo Distrito do município estão sendo concluídas e fazem parte da primeira etapa do programa Ruas do Povo em Sena Madureira. Segundo ele, os investimentos em infraestrutura chegam a R$ 450 mil e incluem a pavimentação de sete vias públicas na região do Segundo Distrito.

O primeiro ato da comitiva foi à participação na entrega de ruas no Segundo Distrito de Sena Madureira (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O primeiro ato da comitiva foi a participação na entrega de ruas no Segundo Distrito de Sena Madureira (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Estamos iniciando a segunda etapa do Ruas do Povo em Sena Madureira. Há 15 dias lançamos a ordem de serviço e a empresa já começou a trabalhar. Assim, fechamos um total de 48 ruas aqui no município”, detalhou Mesquita.

Mano Rufino, prefeito da cidade, observou que esse apoio que o governo presta ao seu munícipio é essencial para melhorar a vida de famílias que antes viviam no isolamento. “Se a prefeitura fosse fazer esse trabalho, levaria uns 20 anos para conseguir atingir o que o governo tem feito em dois anos”, comparou o prefeito.

A mudança de vida com a estruturação de ruas pavimentadas chega para mulheres simples, como Sebastiana Aureliano, que tem no rosto as marcas do tempo. “Antes eu saia daqui com minhas sacolinhas nos pés. Era bem difícil porque eu já sou idosa. Para ser bem sincera, muitos vieram aqui prometendo que iam tirar a gente da lama. Só se lembravam de nós na época da campanha. Mas, graças a Deus e a esse governador, nós saímos daquela tristeza e aqui é só alegria”, contou a moradora.

Produção de mudas de açaí segue firme em Feijó

Membros da comitiva visitaram o viveiro em Feijó. A meta é distribuir 800 mil mudas de açaí (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Membros da comitiva visitaram o viveiro em Feijó. A meta é distribuir 800 mil mudas de açaí (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Em Feijó, o governador Tião Viana, acompanhado por Lourival Marques, visitou o viveiro de mudas de açaí. Marques explicou que a meta é distribuir 800 mil mudas.

“A produção é feita neste viveiro e colocada para distribuição entre os produtores rurais. Aqui nós já temos 240 mil mudas que estão sendo colocadas no campo, totalizando dois mil hectares de açaí plantado em áreas mecanizadas e em áreas de floresta”, sintetizou o secretário de Produção.

Tião Viana lembrou que o programa de distribuição de frutíferas desenvolvido pela Seaprof tem como objetivo dar oportunidades de diversificação de renda para produtores rurais do Acre. O governador frisou também que o açaí feijoense tem potencial reconhecido pelo mercado mundial e, portanto, é um produto que tem mercado consumidor assegurado.

“Hoje vem gente de todos os lugares do Brasil e do mundo para buscar nosso açaí nessas matas. Eles vêm porque sabem da qualidade, porque é um açaí bom”, avaliou o governador.

Piscicultura intensifica ações com o verão

A chegada do período de verão amazônico auxilia no trabalho de abertura de novos tanques de piscicultura (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A chegada do período de verão amazônico auxilia no trabalho de abertura de novos tanques de piscicultura (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A chegada do período de verão amazônico auxilia no trabalho de abertura de novos tanques de piscicultura. A nova cadeia de produção está chegando para comunidades que antes se sentiam à margem das ações de governo. Comunidades como a do Liberdade e do Gregório, em Tarauacá, por exemplo.

Nesta quarta-feira, 14, foi com muita festa que os produtores das comunidades do Gregório e de Tarauacá receberam o governador Tião Viana e os secretários Edvaldo Magalhães e Lourival Marques.

A cooperativa de produtores fez questão de agradecer com faixas e muitos cumprimentos o apoio que está recebendo para a construção de tanques.

“O programa de 40 horas de cessão da máquina para abertura de tanques está mudando completamente a economia. Após uma reunião foi feito um grande acordo com a comunidade, que estava sem recursos, mas a cooperativa nos ajudou e chegamos a um acordo. A cooperativa entrou com a contrapartida (combustível) e o produtor pagou os canos. Em 15 dias teremos 15 tanques prontos”, revelou Edvaldo Magalhães.

Lourival Marques disse que até o ano passado foram construídos 92 tanques na região do Taquari com apoio de uma emenda do governador Tião Viana, no período que exerceu mandato como senador.

Obras na BR-364 são vistoriadas

Durante o trajeto o governador vistoriou obras da BR 364 (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Durante o trajeto o governador vistoriou obras da BR-364 (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Ao longo da viagem até  Cruzeiro do Sul, Tião Viana foi parando em trechos da rodovia onde os funcionários do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) trabalhavam nas obras de recuperação e pavimentação da estrada.

Tião Viana ressaltou que há trechos que o Deracre utiliza uma tonelada de cimento para pavimentar cerca de um quilômetro da rodovia. “Essa obra é muito importante para o povo do nosso Acre, para integrar, definitivamente, todo o Acre. Estamos trabalhando arduamente para concluir a BR, mas precisamos que todos nos ajudem na defesa desse trabalho de gigante do Deracre porque essa não é uma obra de um, mas de todos nós”, finalizou Tião Viana.

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter