Oficina gratuita de rádio web é ministrada na Baixada do Sol

Fernão Lopes está ministrando a oficina e não esconde o entusiasmo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Fernão Lopes está ministrando a oficina e não esconde o entusiasmo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Estudantes, profissionais da área de Ciência e Tecnologia, de comunicação e comunidade em geral participam nesta terça-feira, 13 e na quarta-feira, 14, da oficina de rádio web ministrada pelo ativista de software livre, Fernão Lopes.

O evento acontece no Teatro Barracão, na Baixada do Sol e tem o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac). Também apoia a iniciativa a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dtic) e Fundação Elias Mansour (FEM).

Fernão Lopes adianta que a ideia é fazer com que os receptores de mensagens – os ouvintes – se transformem em emissores criando suas próprias ferramentas de comunicação por meio da internet. Ele diz que já ministrou cursos com a mesma proposta no Amazonas, mas revela que sua ideia é sempre promover uma troca de experiências entre os participantes da oficina levando em consideração peculiaridades de cada lugar.

“Sou bem entusiasta de mídia livre e estou contente em participar desse movimento aqui. Tentei fazer uma coisa bem aberta para apresentar aos participantes e já soube que vem muita gente que trabalha com rádio comunitária há anos”, afirma.

Patrícia Lima e Nyna Martins estão fazendo a oficina de rádio web pela primeira vez (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Patrícia Lima e Nyna Martins estão fazendo a oficina de rádio web pela primeira vez (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O palestrante diz que é preciso aproveitar a união de várias experiências e conhecimentos variados para melhorar ainda mais a proposta de universalizar as ferramentas e utilização de software livres para criação de rádios no espaço web.

“Acredito que no Acre ainda haja espaço para outras segmentações de utilização do rádio, especialmente com a rádio comunitária. Além disso, o Acre tem um histórico interessante sobre a utilização da rádio para passar recados”, disse Fernão Lopes.

Na sexta-feira, 16 e no sábado, 17, Fernão Lopes também ministrará oficinas sobre Comércio Livre versus Comércio.

Estudantes aprovam iniciativa – As estudantes Patrícia Lima e Nyna Martins, ambas de 16 anos, participaram da oficina ministrada por Fernão Lopes. Ambas participavam pela primeira vez de uma oficina de rádio web.

Nyna Martins revelou que tem interesse na área de comunicação e disse que gosta de aprender sobre novas mídias e novos temas. Patrícia Lima confessou que não conhecia sobre rádio web de maneira aprofundada, mas a oficina ministrada por Fernão Lopes foi uma excelente oportunidade para descobri essa ferramenta.

“Gostei muito do que foi apresentado aqui. Embora eu não tenha interesse de atuar na área de comunicação, mas vejo que posso utilizar essa ferramenta para outras coisas”, disse a estudante Patrícia Lima.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter