O governador Tião Viana recebeu em seu gabinete, na manhã desta segunda-feira, os doutores Eufran Amaral e Rodrigo das Neves, para efetivar a passagem da presidência do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC). Neves irá acumular a função com a de procurador-geral do Estado do Acre.
De acordo com Tião Viana, a ida de Amaral para a Embrapa Acre pode fortalecer ainda mais os laços com o Estado, já que os projetos de melhoria da qualidade de vida no campo passam pelo aumento da produção sustentável e pela incorporação de tecnologia no campo. Exemplos são os estudos para a implantação de tanques de piscicultura e também o plantio de seringueiras.
A Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais também conta com nova diretoria. O secretário adjunto da Sedens, Fábio Vaz, que acumulava a função, é sucedido por Alberto Tavares, que deixa o escritório do WWF-Brasil em Rio Branco.
A criação do Sistema Estadual de Serviços Ambientais (SISA), entre 2008 e 2010, e também do IMC, contou com a ativa participação do doutor Rodrigo das Neves, quando estava à frente da Procuradoria Ambiental do Estado. O conhecimento do assunto, desde o início, qualifica-o para dar continuidade ao projeto que colocou o Acre em posição de referência para o Brasil e outros países quando o assunto é serviços ambientais.
Eufran Amaral assumiu a presidência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa – Acre, depois de ter sido classificado e aprovado no processo de avaliação que dura cerca de dois meses. Amaral foi o grande incentivador da criação do SISA, desde a época em que era secretário de Estado de Meio Ambiente, motivo pelo qual foi chamado pelo governador Tião Viana para capitanear o Instituto de Mudanças Climáticas durante seus primeiros anos.