Huerb e Into devem ficar prontos nos próximos dez meses

Suely Melo foi a entrevistada do programa Fala Secretário desta semana (Foto: Assessoria Sesacre)

Suely Melo foi a entrevistada do programa Fala Secretário desta semana (Foto: Assessoria Sesacre)

A entrevistada do programa “Fala, Secretário” desta quarta-feira, 13, foi a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo. Durante a conversa com a apresentadora Nilda Dantas, Suely apresentou os avanços na área de saúde nos últimos anos e os desafios a serem superados.

Segundo a secretária, um dos grandes ganhos para a saúde do Estado foi a implantação do Centro de Hemodinâmica (Hemocardio), em parceria com o Instituto do Coração (Incor), que tem possibilitado tratamento às pessoas portadoras de problemas cardíacos, sem que elas tenham que se deslocar a outros Estados.  “Muitas pessoas já vieram agradecer. Elas dizem que só quem sabe a importância de ter um serviço como esse no Acre é quem já foi salvo por ele”, disse.

A área de neurologia também passou por uma reestruturação. Pessoas que sofrem acidente vascular cerebral (AVC) ou aneurisma também já podem passar por cirurgias no Estado.

“Muitos outros serviços implantados no Estado, como hemodiálise, transplantes de córnea e rins, têm proporcionado maior possibilidade de sobrevivência aos portadores de algumas doenças. Muitos dos tratamentos que eram feitos somente em outros Estados agora são oferecidos no Acre”, enfatizou Suely.

Indagada sobre o andamento da reforma do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) e a construção do Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into), Suely Melo informou que a entrega da reforma está prevista para o primeiro semestre do ano de 2014 e que o Into provavelmente estará pronto no fim deste ano.

“Nós temos outras obras em andamento, como o Hospital de Brasileia e o do Juruá. Estamos interiorizando a assistência de média e alta complexidades. Isso representa qualidade de vida para a população do Acre por meio de todos os investimentos que o governo vem fazendo”, complementou.

De acordo com a secretária, o Estado vai receber mais R$ 45 milhões neste ano para obras. “Serão reformados os hospitais de Sena Madureira e de Feijó, a unidade mista de Santa Luzia e outras”, explicou. A secretária também afirmou que a meta do governo é de que, até o fim de sua gestão, quase todas as unidades de saúde sejam reformadas e estruturas de forma que a população seja atendida da melhor maneira possível.

Suely Melo ainda falou sobre os programas Mais Médicos e o Saúde Itinerante e aproveitou para sensibilizar a população quanto à doação de sangue. “A demanda por sangue é grande, mas o público doador continua o mesmo. Precisamos de mais pessoas que tenham amor ao próximo e que se dirijam ao Hemoacre espontaneamente para doar sangue”, recomendou.

Finalizando, a secretária pediu que a população não olhe apenas para o lado negativo da saúde no Estado, mas veja tudo o que já foi feito de bom, e todas as melhorias que foram alcançadas ao longo desses anos.

O programa “Fala, Secretário” é transmitido ao vivo, todas as terças-feiras, pelo Sistema Público de Comunicação do Acre (TV Aldeia, rádios Difusora Acreana e Aldeia FM, e Agência de Notícias do Acre).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter