Série – Doenças Tropicais

Elas existem desde o mundo antigo. Passando pelo Egito na época dos faraós, pela África colonizada pelos ingleses, pelo Brasil Colônia até os dias atuais, as doenças tropicais são um problema que assola uma parte gigantesca do mundo. E no Acre não é diferente. Mesmo num estado de proporções territoriais pequenas, se comparado a tantos outros do país, há uma grande variedade das doenças tropicais, um grupo peculiar de males que você começa a conhecer agora, nesta série especial preparada pela Agência de Notícias do Acre.

Mas o que são as doenças tropicais? São um grupo de doenças infecciosas que ocorrem unicamente nas regiões tropicais e subtropicais (o que é até raro), muitas de difícil prevenção e controle. Vale também lembrar que no mundo de hoje, com o crescimento do número de aeroportos e novas estradas, essas doenças têm chegado a lugares onde nunca estiveram, resultando em um grande problema de saúde crônica que vez ou outra sai de seu próprio ponto de origem.

São doenças como malária, doença de Chagas, febre amarela, leishmaniose e dengue. Mas o nome doenças tropicais é mais recente. Foi apenas na época em que os ingleses estiveram empenhados em colonizar regiões nos trópicos, principalmente na África, Sudeste Asiático e Índia, entraram em contato com uma série de doenças desconhecidas no continente europeu, que levaram vários colonizadores a morte e receberam o nome de doenças tropicais ou doenças dos trópicos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter