Amamentação coletiva reúne 100 mães

Joeiliane Correia e seu filho Joeiliane Correia, 8 meses (Foto: Marcelo Torres)

Joeiliane Correia e seu filho Andres Leonel, 8 meses (Foto: Marcelo Torres)

Visando incentivar e orientar as mães sobre a importância do aleitamento materno, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na sexta-feira, 9, o III Mamaço.

O evento ocorreu no Posto de Saúde da Família do Bairro 15 e contou com a participação de representantes das secretarias, das mães que participam dos programas de incentivo ao aleitamento materno, além dos principais interessados: bebês e crianças. Na oportunidade, os profissionais de saúde falaram sobre a importância da amamentação, tanto para a mãe quanto para o bebê.

Joeiliane Correia, mãe de Andres Leonel, oito meses, participou pela primeira vez da ação. Ela diz que o filho mamou exclusivamente no peito até os seis meses e que foi bem orientada pela equipe do Grupo de Estímulo ao Aleitamento Materno (Geama) sobre os benefícios de amamentar Andres. “Estou gostando muito e acho importante para incentivar mães, principalmente de primeira viagem, a amamentar”, diz.

Segundo a Assessora Técnica do Departamento de Ações Programáticas, Gerlívia Angelim, esse é um momento de confraternização junto às mães que vivenciaram a experiência de amamentação, onde elas podem compartilhar experiências e ouvir o que os profissionais têm a dizer sobre a importância do aleitamento materno.

Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você

O evento ocorreu no Posto de Saúde da Família do Bairro 15 e contou com a participação de mães que participam dos programas de incentivo ao aleitamento materno (Foto: Marcelo Torres)

O evento ocorreu no Posto de Saúde da Família do bairro 15 e contou com a participação de mães que participam dos programas de incentivo ao aleitamento materno (Foto: Marcelo Torres)

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAN), criada em 1948 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança.

Considerada como veículo para promoção da amamentação, a SMAN ocorre em 120 países e, no Brasil, é coordenada pelo Ministério da Saúde desde 1999. O tema deste ano para a campanha é “Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você”.

Com esse tema, o Ministério da Saúde visa criar um canal de interação entre as mães e os profissionais de saúde, para que eles sejam vistos como parceiros e possam incentivar, apoiar e escutar as mulheres que amamentam.

Importância do leite materno

O leite materno favorece a boa formação do sistema nervoso e estimula a inteligência da criança, além de ser um alimento mais completo e equilibrado que existe para o bebê, pois atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais da criança até os seis meses de idade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter