Lançado concurso de desenho, poesia e redação em homenagem a Chico Mendes

"Chico Mendes não deve figurar apenas nos livros de História. A importância da sua luta deve fazer com que muitas ideias prosperem para as futuras gerações", disse Daniel Zen (Foto: Assessoria SEE)

“Chico Mendes não deve figurar apenas nos livros de História. A importância da sua luta deve fazer com que muitas ideias prosperem para as futuras gerações”, disse Daniel Zen (Foto: Assessoria SEE)

Em atenção ao Decreto Governamental nº 5.754, de 8 de maio de 2013, que nomeia a Comissão Especial para Organização das atividades temáticas referentes ao líder seringueiro Chico Mendes, a Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE) contribuiu para lançar o primeiro Concurso de Desenho, Poesia e Redação com o tema “Um encontro com Chico Mendes: O que mudou 25 anos depois?”, para os alunos da rede pública de ensino.

O lançamento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 1º de agosto, e tem como principal objetivo incentivar os estudantes a expressar opiniões e sentimentos sobre a memória de Chico Mendes, manifestando, nas obras, aspectos das relações sociais, o contato com os recursos naturais, cultura, tradições e afins.

Representando o governador Tião Viana, a primeira-dama Marlúcia Cândida expressou a importância de manter viva a memória do líder seringalista, explicando que “ele desejava que a importância do meio ambiente fosse disseminada, principalmente entre os jovens. Essa disseminação pode prevenir muitas lutas e dores desnecessárias”.

"Ele desejava que a importância do meio ambiente fosse disseminada, principalmente entre os jovens", disse a primeira-dama Marlúcia Cândida (Foto: Assessoria SEE)

“Ele desejava que a importância do meio ambiente fosse disseminada, principalmente entre os jovens”, disse a primeira-dama Marlúcia Cândida (Foto: Assessoria SEE)

Ângela Mendes, filha de Chico Mendes, disse que ele aprendeu tardiamente a ler e escrever, e que apreciava muito o uso da escrita e a leitura. Segundo ela, “Chico aprendeu a ler e a escrever com 17 anos. Homenageá-lo através de um concurso que envolve as habilidades artísticas é uma grande homenagem”.

“Chico Mendes não deve figurar apenas nos livros de História. A importância da sua luta deve fazer com que muitas ideias prosperem para as futuras gerações, que é exatamente o ponto deste concurso: aliar os talentos estudantis com um dos maiores ícones da história acreana”, disse o secretário da SEE, Daniel Zen.

As escolas deverão inscrever seus alunos até 16 de agosto, através do preenchimento da Ficha de Inscrição, inserida no edital do concurso, disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Educação e Esporte, www.see.ac.gov.br/portal/, na seção Serviços Editais.

Sobre o concurso 

O evento contou com a presença do coral infantil da Escola Áurea Pires (Foto: Assessoria SEE)

O evento contou com a presença do coral infantil da Escola Áurea Pires (Foto: Assessoria SEE)

Os desenhos, poesias e redações devem tratar do tema: “Um encontro com Chico Mendes: O que mudou 25 anos depois?”, abordando pelo menos uma das seguintes temáticas:

Desenvolvimento Sustentável: Desafios ecológicos e sociais;

Inclusão Social no Acre;

O legado de Chico Mendes: Ideais presentes hoje;

O que mudou após 25 anos sem Chico Mendes;

Expansão e progresso de nossa sociedade.

Cada escola poderá concorrer com um desenho do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, uma poesia do 6º  ao 9º ano do Ensino Fundamental, e uma redação representante do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. 

Categorias:

Desenho: Alunos regularmente matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental do (1º e 5º ano); 

Poesia: Alunos regularmente matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental do (6º e 9º ano); 

Redação: Alunos regularmente matriculados do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

Faça o download do edital aqui

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter