Sai a lista de projetos aprovados pelo Programa de Pesquisa do SUS

 

Governador Tião Viana reunido com representantes das áreas de saúde e pesquisa para falar sobre projetos para o SUS (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Governador Tião Viana reunido com representantes das áreas de saúde e pesquisa para falar sobre projetos para o SUS (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O resultado final do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde: gestão compartilhada em saúde (PPSUS) foi divulgado nesta terça-feira, 30. Treze projetos acreanos foram selecionados. O programa incentiva financeiramente atividades da área de saúde com temas que são prioritários para o Estado.

“A ideia é melhorar o sistema de saúde, e para isso a pesquisa é fundamental. Os projetos vão contribuir com as políticas públicas e ajudarão a melhorar o sistema único de saúde”, disse o professor Pascoal Muniz, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac).

O programa disponibiliza R$ 800 mil para os projetos selecionados, e as pesquisas serão acompanhadas pela Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), Fameta e Uninorte. O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufac, Josemar Batista Ferreira, ressaltou a importância do fomento à pesquisa como um dos tripés da universidade e fortalecimento das universidades com retorno para a sociedade.

As linhas de pesquisa abrangem doenças infecciosas, agravos não transmissíveis, carenciais e de causas externas, saúde da mulher, saúde mental, gestão de trabalho e educação na saúde, assistência farmacêutica, saúde das populações tradicionais da Amazônia e populações em situação de vulnerabilidade social.

“O governo tem muito orgulho desse trabalho. É um grande avanço ver esses projetos sendo aprovados”, disse o governador Tião Viana. No Acre, o programa é efetivado pelo governo do Estado através da parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Saude e Secretaria de Estado de Saúde.

A lista dos projetos selecionados pelo Programa Pesquisa do Sistema Único de Saúde (PPSUS) foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial e está disponível no site da Fapac (www.fapac.ac.gov.br).

Projeto aprovado quer prevenir doenças renais e cardiovasculares

Uma das pesquisas aprovados para desenvolvimento é o projeto de Tatiana Lameira, que vai pesquisar doenças renais crônicas e alterações cardiovasculares. A ideia, segundo a pesquisadora, é identificar e prevenir essas doenças antes que elas apareçam ou impedir a evolução de estágios. Isso será possível, explica, por meio da visita aos domicílios que serão escolhidos aleatoriamente para apresentar uma amostra que represente Rio Branco.

As pessoas serão entrevistadas e farão exames de sangue e urina. “Através dos exames laboratoriais é possível identificar doenças renais crônicas e doenças cardiovasculares, porque elas têm estágios que são sintomáticos, por exemplo. Também poderemos identificar um paciente com doença renal em estágio 3 e impedir que chegue ao estágio 5 com tratamento e acompanhamento”, explicou a pesquisadora. A proposta é encaminhar pacientes identificados para a rede de atendimento.

Sobre o PPSUS

O programa é uma iniciativa de descentralização do fomento à pesquisa em saúde que prioriza a gestão compartilhada de ações, por meio da parceria entre instâncias estaduais de saúde, ciência e tecnologia. O principal objetivo do programa é financiar pesquisas em temas prioritários na área de saúde pública.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter