Seplan realiza pesquisa sobre negócios durante a Expoacre

 Durante as nove noites de feira, 14 pesquisadores estarão em campo coletando e consolidando informações  (Foto: Elynalia Lima)

Durante as nove noites de feira, 14 pesquisadores estarão em campo coletando e consolidando informações (Foto: Elynalia Lima)

O Departamento de Estudos e Pesquisa da Secretaria Estadual de Planejamento realiza Pesquisa de Volume dos Negócios movimentados na Expoacre 2013. Durante as nove noites de feira, 14 pesquisadores estarão em campo coletando e consolidando informações de negócios por setor – bancos, veículos e máquinas, alimentação e bebidas, leilões, indústria, produtos agropecuários, ambulantes, comércio e serviços.

A Expoacre hoje é um dos maiores eventos de negociação no estado, proporcionando aos empresários, produtores e vendedores a divulgação e negociação de seus produtos. Segundo Arlene Souza, diretora do Departamento de Pesquisa, a mensuração da movimentação financeira em negociações, realizada desde 2003, constitui em um importante mecanismo de avaliação da importância da realização da feira agropecuária para a economia do Acre.

Todos os anos há a presença de novos investidores e divulgadores, por isso “todo esse trabalho é muito importante para medir o crescimento dessas negociações, que contribuem com a economia do Estado”, afirma Arlene Souza.

Após o período da feira é feito um comparativo com os dados de volumes de negócios na Expoacre do ano anterior e todas as informações são divulgadas em relatório e, oficialmente, em coletiva de imprensa com o governador Tião Viana. É importante, desses números, ressaltar que desde 2008 o volume de negócios realizados na Expoacre supera as expectativas. Comparando o valor de 2011 com 2008, verifica-se um aumento de 375% no período, isto representa um crescimento médio anual de 62%.

Em 2012, apesar da situação econômica um pouco abalada com a crise mundial, o volume negociado chegou a mais R$ 131 milhões, um milhão a mais com relação ao volume de negócios movimentado em 2011.

A mesma equipe responsável pela mensuração desses dados trabalha durante todo o ano mensurando dados do desenvolvimento do Estado para serem publicados no Acre em números. O Acre em Números é hoje a maior fonte de dados econômicos do Acre, fonte de pesquisa desde 1999, para quem deseja comprovar o crescimento do estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter