Plano Estadual de Formação Docente irá oferecer 2.300 vagas em 2013

Programa Estadual de Formação Docente lançado semana passada e que irá beneficiar 400 pessoas em quatro municípios acreanos (Foto: Assessoria SEE)

Programa Estadual de Formação Docente lançado semana passada irá beneficiar 400 pessoas em quatro municípios acreanos (Foto: Assessoria SEE)

A expectativa dos filhos de empregadas domésticas, manicures, produtores rurais e jovens que estão concluindo o nsino médio é grande em relação a mais um passo que estão dando em suas vidas. Todos têm o mesmo objetivo: formar-se no curso superior de Matemática ofertado pelo Programa Estadual de Formação Docente, lançado semana passada e que irá beneficiar 400 pessoas em quatro municípios acreanos.

A ação que será desenvolvida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEE), em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), no período de 2013 a 2017, é fruto do diagnóstico da carência de profissionais no mercado de trabalho na área de Matemática. Para isso serão investidos R$ 5,8 milhões.

As vagas foram distribuídas entre Rio Branco (200), Cruzeiro do Sul (100), Brasileia (50) e Tarauacá (50). Nas Aulas Inaugurais do curso que se iniciou em Rio Branco na segunda-feira, 22, e se estendeu ao longo da semana nos demais municípios, foi possível conhecer histórias diferentes e emocionantes.

A alegria da concretização de um sonho estava estampada no rosto de cada um que conseguiu acessar uma das vagas. Sem estudar há 15 anos, Reinaldo Bento da Silva, de Brasileia, disse que já tinha perdido a esperança de fazer um curso superior.

“A falta de condições financeiras para ir morar em Rio Branco ou em outro centro mais avançado fez com que eu traçasse outros caminhos. Mas hoje a possibilidade de realizar esse sonho é viável. Graças ao governo do Estado e à Ufac, a vida de muitas pessoas vai mudar a partir desse primeiro passo em busca da formação docente”, ressaltou Reinaldo.

O governador Tião Viana, que esteve presente à Aula Inaugural de Cruzeiro do Sul, enfatizou que os caminhos da Matemática são fantásticos, sem deixar de lado sentimentos como amor, ética, respeito e valorização do ser humano no exercício da profissão. “Sinto orgulho da qualidade da educação. Nosso objetivo é continuar com investimentos que venham melhorar ainda mais os resultados nos critérios de avaliação.”

Emocionado, Michael Araújo de Oliveira, de Cruzeiro do Sul, não cabia em si de felicidade. Matriculado no curso de Enfermagem e Engenharia Florestal, abriu mão dos dois cursos pela Matemática. “Você  imagina o que é passar a vida toda sonhando em ser professor de Matemática? Agora tenho em mãos a concretização desse sonho e grandes possibilidades de ser realmente feliz profissionalmente”, afirma.

Para o secretário de Educação e Esporte, Daniel Zen, o programa representa a continuidade do que foi iniciado em 1999. “A parceria com a Ufac conseguiu mudar a realidade da educação do Acre. Saímos de 27% e hoje comemoramos 97% dos nossos professores com curso superior, criando uma força de trabalho criativa e produtiva, contribuindo decisivamente para a melhoria dos resultados da educação do Acre”, relatou.

Ao implantar programas como o de Formação Docente, o governo, por meio da SEE, está preocupado com o percurso formativo do aluno, desde a Educação Básica até o Ensino Superior, sendo que o curso superior de Matemática da Ufac tem nota 5 na Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes).

Minoru Kinpara, reitor da Ufac, ressaltou a importância dessa parceria entre a instituição e a secretaria, que vem gerando resultados positivos há 15 anos. “Esse é um esforço coletivo que busca incentivar o acesso ao ensino superior. Esperamos que os novos alunos possam retribuir e auxiliar a educação estadual em uma de suas áreas que mais precisa de atenção, que é a da Matemática”, declarou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter