Governo é consultado sobre Modelo de Gestão Estratégica da Ufac

 

Fernando Celestino Quintans, Daniel Pena e Marcelo Minghelli conversam sobre a importância de ouvir instituições e comunidade na construção do Modelo de Gestão Estratégica da Ufac (Foto: Assesoria Sect)

Fernando Celestino Quintans, Daniel Pena e Marcelo Minghelli conversam sobre a importância de ouvir instituições e comunidade na construção do Modelo de Gestão Estratégica da Ufac (Foto: Assesoria Sect)

A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia participou de entrevista para a criação do Modelo de Gestão Estratégica da Universidade Federal do Acre (Ufac) na manhã desta segunda feira, 29. A entrevista foi realizada pela GD Consult, empresa de consultoria contratada pela Ufac para gerenciar o processo de planejamento para criação de Modelo de Gestão Estratégica da instituição de ensino superior.

A intenção da consultoria é entender como a sociedade vê e o que espera da Universidade Federal do Acre, e assim poder aprimorar e modernizar a gestão da instituição. O projeto de planejamento estratégico prevê a realização de entrevistas com lideranças políticas e gestoras de todas as instituições que têm interesse direto com a Ufac, audiências públicas, fóruns de gestão, cursos e palestras.

“Escolhemos a GD Consult porque a empresa já fez trabalhos semelhantes em outras universidades e instituições de ensino. Com esse trabalho, pretendemos reforçar o diálogo com a sociedade e todas as entidades que têm interesse direto com a Ufac. Além das entrevistas com as lideranças e representantes da sociedade civil, faremos também audiências públicas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul e fóruns de gestão”, explicou o diretor de gestão institucional da Ufac, Daniel Pena.

O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), Marcelo Minghelli, parabenizou a iniciativa, destacando que a Ufac é a pedra fundamental do conhecimento no Acre, o principal instrumento do processo de ciência, tecnologia e inovação do Estado, já que a instituição concentra o maior numero de doutores e tem a maior capacidade de pesquisa entre as instituições do Acre.

“Consultar a sociedade e os setores interessados é uma excelente iniciativa. A Sect tem uma parceria estratégica com a Ufac. O processo de desenvolvimento do Estado passa por um momento crucial. Para continuarmos na linha de desenvolvimento sustentável, é necessário um conhecimento que ainda necessita ser criado e aprimorado, e pra isso a academia é fundamental”, destacou Minghelli.

“O planejamento estratégico é estritamente participativo. Instituições ligadas à educação, pesquisa, ciência, tecnologia e inovação são instituições que chamamos de entes externos, de total interesse da Ufac. Com esse trabalho, queremos reconhecer e conhecer quais são as expectativas da sociedade quanto à universidade, e a partir disso vamos alinhar uma  missão da Universidade Federal do Acre e gestão estratégica para alcançar essa missão”, afirmou o gerente de Projetos da GD Consult, Fernando Celestino Quintans.

A Ufac, por meio da empresa de consultorias GD Consult, segue realizando entrevistas com instituições e sociedade e deve, ainda esta semana, disponibilizar um site para interagir com a comunidade e continuar a construção do modelo de gestão estratégica da instituição.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter