A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) articula nesta terça-feira, 30, a partir das 10 horas, na sede do 10º Batalhão da Polícia Militar em Brasileia, um encontro com os senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz e os deputados federais Sibá Machado e Perpétua Almeida e demais autoridades locais, para discutir a constante chegada de imigrantes haitianos à cidade, que se verifica desde 2010.
“Aproveitando o recesso de suas atividades no Congresso, convidamos os nossos parlamentares para encontrar soluções que possam desafogar esse trânsito migratório”, relata Nilson Mourão, secretário da Sejudh.
O secretário explica que, mesmo com o apoio dos governos federal e estadual e da prefeitura do Brasileia, o número de imigrantes tem cada dia aumentado, chegando à cifra atual de 900 haitianos no abrigo público, gerando um alto custo de manutenção, sendo que o abrigo tem capacidade de atender no máximo 400 pessoas.
O fluxo imigratório alcançou mais de sete mil haitianos que cruzaram a fronteira em busca de melhores condições de vida. Todos os dias chegam uma média de 50 novos haitianos ao alojamento, enquanto 40 saem por contra própria ou contratados por empresas.