Tião Viana entrega tanques de piscicultura e inaugura unidade de saúde em Marechal Thaumaturgo

O governador Tião Viana esteve nesta quinta-feira, 25, em Marechal Thaumaturgo para levar investimentos para a cidade (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Governador Tião Viana esteve nesta quinta-feira, 25, em Marechal Thaumaturgo para levar investimentos à cidade (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governo do Estado tem investido em ações que levam desenvolvimento socioeconômico e qualidade de vida às famílias de todo o Acre. Essas ações chegam a cidades isoladas como Marechal Thaumaturgo, que nesta quinta-feira, 25, recebeu o governador Tião Viana, o vice-governador César Messias e a equipe de governo para solenidades de entrega de tanques de piscicultura, inauguração do Hospital da Família e entrega de geradores de energia elétrica do programa Luz Para Todos.

Por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), o governo entregou nove tanques de piscicultura que estão sendo construídos na região do Mississipi. Contudo, Tião Viana avisa que a meta é chegar a 80 tanques na região do Alto Juruá.

O governo entregou nove tanques de piscicultura que estão sendo construídos na região do Mississipi (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Estado entregou nove tanques de piscicultura que estão sendo construídos na região do Mississipi (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“São mais de R$ 500 mil investidos no pagamento de horas das máquinas. Esse é um trabalho do governo em parceria com a prefeitura. São nove tanques feitos com capacidade de mais de 80 toneladas de peixes por ano para essa comunidade. Nós já vamos mandar os alevinos”, afirmou Tião Viana.

A solenidade de entrega dos tanques aconteceu na comunidade Mississipi, na propriedade do produtor rural Pedro Ferreira.

Tião Viana também fez a entrega de geradores de energia elétrica (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Tião Viana também fez a entrega de geradores de energia elétrica (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O produtor estampava um sorriso ao receber Tião Viana, e ao aproximar-se do governador declarou: “Um dia eu achei que o governo tinha abandonado a gente, tinha esquecido aqui. Mas agora eu tenho certeza de que a gente não foi esquecido. Tenho esperanças de ter uma renda muito melhor com a construção desse tanque, porque sei que vou criar os peixes e ter renda com a venda deles. Muito obrigado, governador”.

Luz Para Todos – Acompanhado do secretário de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis, Edvaldo Magalhães, do secretário de Comunicação, Leonildo Rosas, e da secretária de Saúde, Suely Melo, o governador também fez a entrega de geradores de energia elétrica que devem beneficiar 360 famílias daquela região.

Comunidade celebra melhorias na saúde pública

A Unidade de Saúde de Marechal Thaumaturgo foi totalmente reformada e equipada (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
A Unidade de Saúde de Marechal Thaumaturgo foi totalmente reformada e equipada (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A Unidade de Saúde de Marechal Thaumaturgo foi totalmente reformada e equipada (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Após a entrega dos geradores, a comunidade se reuniu em frente ao novo Hospital da Família, que passou por reforma e adequação para melhor atender a região de Marechal Thaumaturgo.

As modificações e chegada de novos aparelhos trazem mais motivação para profissionais e usuários. O médico Cristian Munhoz, que trabalha na medicina de atenção básica da comunidade, contou que antes o local não oferecia boas condições para os usuários.

“Essas mudanças facilitam o trabalho de assistência aos nossos pacientes. Um local sadio, adequado, auxilia inclusive na melhora clínica do paciente”, frisou o médico.

Francisco Braz dos Reis, servidor público, atua há 32 anos na unidade de saúde de Marechal Thaumaturgo. Ele conta que, ao longo desses anos, viu a unidade sofrer pela falta de manutenção e suporte. “Com esse apoio que o governo está dando, a comunidade terá condições de ter um atendimento muito melhor”, declarou o servidor.

Rogenner Fernando, enfermeiro na unidade de saúde, disse que tanto a equipe que atende os pacientes no local quanto o governo do Estado atuam sem medir esforços para prestar um bom serviço, para melhorar a qualidade da saúde em Thaumaturgo. “Sabemos as dificuldades que enfrentamos no dia a dia para poder prestar um atendimento melhor, mais humanizado. Por isso, é uma alegria muito grande não só para nós, que trabalhamos aqui, por estarmos recebendo esse apoio e ver que a cada dia estamos tendo melhorias”, comentou o enfermeiro.

“Com esse apoio que o governo está dando, a comunidade terá condições de ter um atendimento muito melhor”, disse o médico Cristian Munhoz (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Com esse apoio que o governo está dando, a comunidade terá condições de ter um atendimento muito melhor”, disse o médico Cristian Munhoz (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A secretária Suely Melo explica que a unidade entregue no município possui desfibrilador e parelho de eletrocardiograma, e nos próximos dias chegará à unidade um aparelho de raio-X. Suely Melo revelou que o equipamento já está comprado e deverá ser levado de avião ao município.

“A nossa maternidade desta unidade também foi adequada para atender melhor a comunidade. Há um berço aquecido, sala de pós-parto", disse Suely Melo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“A nossa maternidade desta unidade também foi adequada para atender melhor a comunidade. Há um berço aquecido e sala de pós-parto”, disse Suely Melo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Aqui nós vamos ter condições de realizar cirurgias de vesícula, laqueadura e outras pequenas cirurgias. Em agosto já vamos fazer uma triagem das pacientes para fazer um mutirão na cidade”, declarou a secretária de Saúde.

Suely Melo frisou que o laboratório do hospital está passando por estruturação. Serão levadas máquinas semiautomatizadas para serem realizados exames básicos e, assim, dar mais agilidade aos acompanhamentos dos pacientes.

“A nossa maternidade desta unidade também foi adequada para atender melhor a comunidade. Há um berço aquecido e sala de pós-parto. Agora as crianças vão nascer com muito mais dignidade e num ambiente mais adequado”, pontuou Melo.

Um novo tempo para Marechal Thaumaturgo

O vice-governador César Messias comemorou os investimentos na cidade e recorda que havia pouco tempo a população de Marechal Thaumaturgo amargava dias difíceis na sua administração.

O vice-governador César Messias comemorou os investimentos na cidade (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Vice-governador César Messias comemorou os investimentos na cidade (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Thaumaturgo estava enfrentando um momento muito turbulento devido a sua administração municipal. Mas agora, com os investimentos do governo, que já vêm acontecendo desde o começo da nossa gestão, tem tudo para melhorar cada vez mais”, destacou Messias. Ele lembrou que, somente para o programa de construção de açudes e tanques, o governo do Estado enviou para a cidade máquinas de grande porte, como pás carregadeiras e pás mecânicas.

“Viemos entregar tanques, geradores e a unidade de saúde. Essas são apenas algumas das ações que vamos manter aqui para desenvolver a cidade e dar mais qualidade de vida às famílias que vivem aqui”, garantiu Messias.

Aldemir Lopes, prefeito de Marechal Thaumaturgo, observou que os investimentos que chegam são importantes para a região.

Aldemir Lopes, prefeito de Marechal Thaumaturgo, observou que os investimentos que chegam são importantes para a região (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Aldemir Lopes, prefeito de Marechal Thaumaturgo, observou que os investimentos que chegam são importantes para a região (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“São ações desenvolvidas com qualidade, e com isso ganha a comunidade, que terá mais saúde e mais produção com a criação de peixes. A nossa proposta, e que tem ajuda do governo do Estado, é justamente essa: que as pessoas vivam melhor, seja na cidade, seja na zona rural”, concluiu o prefeito.

O vereador Antônio Alemão completou: “O município sozinho, sem o apoio do governo, não teria condições de trazer todos esses benefícios para os nossos moradores. Trazer máquinas, por exemplo, para fazer açudes teria um custo muito alto”.

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter