Alunos do IDM realizam ações de saúde bucal para as grávidas da Baixada do Sol

Alunos de ASB em palesta para gestantes da sobral (Foto: Tamara Smoly)

Alunos de ASB em palesta para gestantes da sobral (Foto: Tamara Smoly)

Nesta semana, os alunos do curso de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) do Instituto Dom Moacyr, da Escola de Saúde Maria Moreira da Rocha, realizaram uma atividade de conscientização para o cuidado da saúde bucal das grávidas pelos Centros de Referência a Assistência Social (CRAS) da Baixada. A parceria de atenção às gestantes ocorre por meio da prefeitura de Rio Branco e o governo do Estado, abrangendo cerca de 23 bairros.

A atividade foi realizada no parque Chico Mendes. Os alunos de ASB fizeram palestra e roda de conversa para tirar dúvidas e entregaram kits de escovação para as gestantes. Os alunos do curso ASB são trabalhadores do serviço público de saúde e estão sendo capacitados para aperfeiçoar suas ações.

As assistentes sociais e as psicólogas do CRAS acompanham as gestantes, na área médica, sobre pré-natal e nutrição; entregam enxoval para o bebê, verificando a situação das que estão em vulnerabilidade e risco social, e de acordo com a necessidade, recebem cesta básica, aluguel social e outros benefícios provenientes dos governos Federal e do Estado.

As mulheres grávidas, inclusas no CadÚnico, podem participar dos cursos profissionalizantes do IDM e se inscreverem nos CRAS da sua localidade.

Edvânia Araújo, aluna de ASB, trabalha na UPA do Tucumã. “Essa é uma atividade gratificante. Só em ajudar é muito bom, as mulheres são carentes, elas querem atenção, uma palavra de conforto. O governador Tião Viana está dando para a gente uma oportunidade que nunca tivemos”, disse.

Gleison Ferreira trabalha na Polícia Militar, na área da saúde, e disse que é importante esclarecer às pessoas que precisam. “Nós viemos preparados para instruir. Daqui a pouco os bebês nascem e é necessário os cuidados com a saúde bucal.”

O diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, salienta: “Vivemos num país que respeita o cidadão e cuida dos que precisam. Essa consciência solidária constitui elemento fundamental na formação profissional, que leva dignidade e respeito, compartilhando os conhecimentos e ajudando pessoas. Estamos buscando um mundo melhor para todos”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter