Representantes do governo recebem produtores rurais do projeto Alcoolbras

Representantes dos projetos de assentamento são recebidos por membros do poder público (Foto: Angela Peres/Secom)

Representantes dos projetos de assentamento são recebidos por membros do poder público (Foto: Angela Peres/Secom)

Representantes e lideranças comunitárias dos projetos de assentamento Zaqueu Machado e Alcoolbras foram recebidos na manhã desta terça-feira, 23, por representantes do governo do Estado, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Caixa Econômica Federal. Em pauta, melhorias na saúde, educação, trafegabilidade nos ramais e acesso aos programas sociais do governo federal.

Os dois projetos de assentamento ficam localizados em Capixaba, distante cerca de 70 km de Rio Branco, e foram formados pelo Incra como parte do Programa Nacional de Reforma Agrária. O presidente da Associação Joia Rara, Idelbrando Pereira de Souza, pediu mais apoio do Incra e do governo do Estado na garantia do escoamento da produção e no planejamento das ações de incremento da agricultura. “Nós precisamos de ramais melhores e de alguém que nos auxilie na produção. De assistência técnica e incentivos para financiamento. Mais médicos para o nosso posto de saúde e um efetivo maior de policiais naquela região”, declarou.

O superintendente do Incra, Idesio Luís Franke, se colocou a disposição dos produtores e disse que um projeto de regularização fundiária está sendo elaborado pelos técnicos do Instituto e deverá ser apresentado em breve. “Nós vamos acompanhar de perto todas as reivindicações levantadas por vocês. O plano de regularização fundiária da localidade está quase pronto, ele vai permitir que vocês tenham acesso a todos os programas e incentivos sociais”, afirmou. O superintendente marcou para a próxima quinta-feira, 25, uma reunião com todos os produtores na sede da associação do projeto Zaqueu Machado para discutir as demandas prioritárias.

O assessor especial do governo, Mauro Ribeiro, mediou toda a discussão e esteve atento a todas as reivindicações. “A equipe de governo vai dar todos os encaminhamentos necessários e buscar uma solução junto aos órgãos e entidades competentes. Os secretários de governo serão informados desta reunião e da necessidade de vocês e vamos buscar uma solução conjunta”, disse. Na oportunidade, Mauro garantiu total apoio aos produtores e lembrou que os investimentos nas ações em benefício ao homem do campo têm sido garantidas pelo governo com o apoio do governo federal e instituições públicas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter