Após mais de dez anos de dedicação intensa à vida pública, a secretária de Estado de Turismo, Ilmara Cordeiro, retira-se do cenário público. Seu desligamento do quadro do governo deve acontecer até os primeiros dias do mês de agosto.
A decisão, segundo Ilmara, é de cunho pessoal e está ligada ao momento que ela vive hoje. “Foram muitos anos me dedicando à vida pública, e hoje sou realizada profissionalmente. Exerço um relevante cargo público e tive a oportunidade de aprender muito ao lado do governador Tião Viana. Mas em todo esse tempo minha família e meus projetos pessoais ficaram em segundo plano, e hoje vejo a necessidade inadiável de me dedicar mais a essa outra parte da minha vida”, explica.
O próximo secretário ou secretária a assumir a pasta do Turismo no Estado vai encontrar uma secretaria com organograma construído, de forma a descentralizar as ações e facilitar a gestão dos diversos projetos executados na área, o que vai facilitar a condução dos processos.
Avanços no turismo
Na avaliação de Ilmara, o Acre está consolidado como um destino turístico voltado para aventura e hoje é conhecido pela rota internacional Pantanal, Amazônia, Andes, Pacífico. “Tudo isso graças aos investimentos feitos pelo governo do Estado. Hoje o Acre está entre os projetos divulgados no Brasil pela Embratur [Empresa Brasileira de Turismo]. São mais de R$ 6,4 milhões investidos pelo governador Tião Viana em infraestrutura, qualificação de pessoas e promoção do turismo”, explica a secretária.
A meta para este ano é aumentar em 30% o volume de negócios da cadeia produtiva do turismo e gerar 800 novos empregos no setor. Para isso, o governo do Estado investiu R$ 1 milhão na infraestrutura das aldeias. Dentro do fortalecimento do etnoturismo, é uma opção cada vez mais procurada. Nos próximos dias desembarcam no Estado turistas vindos de mais de dez países para participar de uma festividade indígena. Outro turismo que cresce no Acre é o religioso, que atrai turistas internacionais para conhecer ou se aprofundar no daime.
Os geoglifos, uma atração turística acreana, também ganharão um bom investimento com a construção de uma torre de observação, um restaurante regional e um espaço de memórias.
Veja aqui a carta da secretária com o pedido de desligamento do governo.