Acre será zona livre na exportação de carne suína e bovina

O Acre está livre da peste suína clássica (Foto: Arquivo Secom)

O Acre está livre da peste suína clássica (Foto: Arquivo Secom)

O Acre está livre da peste suína clássica. A Instrução Normativa que incluiu o Estado nessa estatística foi assinada no último dia 17 pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade.

De acordo com o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), Jefferson Cogo, o governo do Estado priorizou nos últimos meses os trabalhos nessa área para alcançar esse resultado.

“Foi feito um trabalho com todos os veterinários do Idaf, tendo sido realizado um inquérito epidemiológico. Esse inquérito foi concluído este ano, e em março enviado o resultado ao Ministério da Agricultura, que posteriormente assinou a normativa que classifica o Acre como livre da peste suína clássica”, disse Cogo.

A normativa passará a valer a partir da publicação no Diário Oficial da União. Daí em diante, todos os produtores de suínos do Estado poderão exportar seus produtos sem restrições sanitárias em qualquer lugar do Brasil ou do mundo, fortalecendo assim o comércio, a produção e a economia local. Antes da normativa, a carne de suínos e bovinos só podia ser comercializada dentro do Estado.

{xtypo_rounded2}

O que é a peste e o que ela causa nos animais

A peste suína clássica é uma enfermidade contagiosa causada por vírus que pode ser fatal aos suínos. A doença causa sérios prejuízos pela facilidade de disseminação e alto índice de mortalidade.

Os principais sintomas são depressão e febre alta, hemorragias e regiões avermelhadas, entre outras. Em alguns casos, também está diretamente relacionada a distúrbios reprodutivos em suínos.

{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter