Pacientes e funcionários do Hosmac participam de oficina

Funcionários e pacientes participando da Oficina de Produção de Sabonete Vegetal (Foto: Marcelo Torres/Sesacre)

Funcionários e pacientes participando da Oficina de Produção de Sabonete Vegetal (Foto: Marcelo Torres/Sesacre)

Com o objetivo de difundir conhecimentos e mostrar alternativas de se economizar, funcionários e pacientes do Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac) participaram na manhã desta quarta-feira, 17, da Oficina de Produção de Sabonete Vegetal promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac).

A oficina foi ministrada pela bióloga Roberta Freitas Lopes, que trabalha no laboratório de produtos naturais da Funtac, e a técnica florestal Raimunda Taveira. As ministrantes demostraram a pacientes e funcionários, de maneira prática, que é possível criar um sabonete caseiro de forma rápida, prática e de baixo custo.

Produtos mostrados na oficina de Produção de Sabonete Vegetal (Foto: Marcelo Torres/Sesacre)

Produtos exibidos na oficina de Produção de Sabonete Vegetal (Foto: Marcelo Torres/Sesacre)

Roberta Lopes conta que a oficina foi uma proposta feita pela doutora Ana Flávia Aragão e considera muito importante, pois é uma maneira de eles não somente economizarem, mas também aprenderem algo novo. “Essa oficina visa fazer com eles aprendam a produzir seu próprio sabonete, e o melhor, também os benefícios que esses produtos naturais podem trazer para cada um”, conta.

A paciente Valdeia, 21, disse que a ação é importante e que está gostando muito de participar. “Essa é uma oportunidade de aprendermos algo diferente. Além disso, serve como terapia, pois é muito difícil ficar sem fazer nada. Aqui eles sempre fazem atividade com a gente”, comenta.

Para a técnica florestal Raimunda Taveira, ministrar esse tipo de trabalho em uma unidade hospitalar é de muito valor e de grande responsabilidade, além de um desafio. “Já trabalhei em outras oficinas, e aqui é mais um desafio, uma experiência única, pois se trata de um público diferenciado e muito especial. Esse curso oferece aos participantes mais uma alternativa de trabalho e de interação, bem como humaniza o relacionamento entre os pacientes e os funcionários do hospital”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter