O programa Saúde em Dia desta quarta-feira, 17, transmitido ao vivo pela rádio Difusora Acreana, teve como tema a regulação dos serviços de saúde. Para falar sobre o assunto, foi convidada a assessora técnica do gabinete da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Marize Lucena, que esclareceu algumas dúvidas sobre o processo de regulação do agendamento de consultas para o Hospital das Clínicas.
Segundo Marize, a regulação nada mais é do que organizar o serviço, de forma que o usuário tenha sua consulta marcada de forma mais rápida. “Para marcar uma consulta com o cardiologista, por exemplo, o paciente poderá ir a um Centro de Saúde, onde será feito um procedimento que dirá se realmente há necessidade de a pessoa ser encaminhada ao cardiologista do Hospital das Clínicas ou se o problema pode ser resolvido ali mesmo”, disse.
A partir de agora, os usuários deverão se dirigir ao Centro de Saúde ou à Unidade de Referência de Atenção Primária (Urap) mais próxima de sua casa. Quem mora nos demais municípios do interior deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde. Todos os exames ofertados no Hospital das Clínicas continuarão a ser agendados na própria unidade.
Gestantes com gravidez de alto risco também não precisarão mais se deslocar à Maternidade Bárbara Heliodora para agendar uma consulta. Basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Os centros de saúde e Uraps serão responsáveis pelos agendamentos, e informarão aos usuários que dia será a consulta.
O processo de regulação no Estado do Acre foi iniciado pela regulação de urgência, em agosto de 2004. A regulação de internação e de cirurgias eletivas se deu a partir de 20 de novembro de 2012.