Cruzeiro do Sul recebeu o novo Parque Ambiental Antonio de Paula, na quarta-feira, 21. A obra do governo do Acre leva uma nova realidade para os bairros Cobal, Remanso e Telégrafo, uma concentração de quase 25% da população da cidade. “Vamos fazer deste ambiente um lugar alegre. Vamos nos unir para que o parque se transforme num local de esperança”, afirmou o governador Tião Viana durante a solenidade.
Em uma tarde de muitos sorrisos e brincadeiras entre as crianças e adolescentes, a população de Cruzeiro do Sul comemorou a transformação de um espaço antes destruído. “Isso aqui era só o caminho e muita lama”, afirma Nely Lima, moradora do bairro Cobal há 28 anos.
A área era um verdadeiro pântano no qual mais de cem famílias moravam em condições precárias, com esgoto a céu aberto, água parada e palafitas. “Esta obra transforma um dos piores locais em termos de saúde pública de Cruzeiro do Sul em um dos melhores para se viver”, afirma Leonardo Neder, secretário adjunto de Obras do Estado.
A história contada pelos moradores reflete a mudança. Nely relata casos ocorridos com sua filha, uma das moradoras que foi devidamente reassentada: “Quando chovia, minha filha, que morava aqui, tinha que correr para tirar as coisas. Cansei de acordar três horas da madrugada para ajudá-la com meu marido, ficava tudo alagado na altura da cintura”.
Com a obra que custou mais de R$ 13 milhões e ocupa uma área de 220 mil metros quadrados, Nely e suas amigas não precisam mais se preocupar com a chuva e podem cuidar da saúde. “Agora neste espaço eu caminho todo dia. O médico disse que eu preciso e aproveito para fazer exercício aqui, pertinho da minha casa”, afirma a sorridente beneficiária.
Com a construção do parque, foi feita também toda a rede de esgoto da área, havendo ainda um estação de tratamento. Foi feita ainda a macrodrenagem do igarapé que alagava constantemente, mas agora pode fluir normalmente.
Depois de finalizada essa parte do saneamento, foi construído um parque esportivo de uso múltiplo, com área para caminhada e passeio, um extensa ciclovia, uma quadra esportiva em areia e outra em concreto, áreas de sombra e dois quiosques de lanche.
A juventude da região também aprova a novidade. O grupo Nutello Club de ciclismo tinha que percorrer uma grande distância para pedalar na Avenida Mâncio Lima e jogar o futebol e vôlei nas quadras longes de suas casas. O jovem Paulo Moreira afirma que agora podem se reunir com mais tranquilidade: “Agora a gente pode fazer o que mais gosta perto de casa. Praticar nosso esporte e ocupar nossas mentes, além de que assim fica mais fácil para arrecadarmos alimentos para famílias carentes que conhecemos, uma ação que fazemos sempre que é preciso”.
Ter um espaço para a juventude era um dos objetivos da obra e o governador Tião Viana afirma que isso está sendo alcançado. Para reforçar, ele pede para que toda a comunidade se envolva no cuidado para que os adolescentes não se envolvam com drogas e criminalidade. “Essas quadras precisam formar campeões. Vocês lembram da campeã olímpica de judô que saiu de uma favela? Aqui podemos revelar campeões também. Vamos nos unir”, discursou o governador.
A homenagem a Antonio de Paula
Ao transformar uma área inabitável em um local bonito, funcional e com um grande cuidado com as águas, o nome Antonio de Paula se encaixou perfeitamente. Antonio era um defensor, até seus últimos dias, aos 88 anos, das águas e das florestas do Juruá. “A floresta é cheia de mistério, e a água também”, dizia ele.
Com sua família presente à solenidade, o ilustre ambientalista foi lembrado por todos. “O parque leva o nome de Antonio de Paula, que é símbolo de um homem que amou essa região, a causa ambiental, e que na sua última missão de vida criou a defesa das águas sagradas dessa região”, afirmou o governador Tião Viana. “Essa homenagem é mais que merecida. Antonio fez uma declaração de amor às águas do Juruá, é um dos homens mais sábios que conheci”, concluiu Tião.
Leia também: Brava Gente – Antonio de Paula: um pioneiro na causa ambiental